Português Ricardo Sá Pinto é o novo técnico do Vasco

Última equipe comandada pelo técnico Ricardo Sá Pinto foi o Braga, de Portugal - Foto: Divulgação / SC Braga

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Ricardo Sá Pinto é o novo técnico do Vasco da Gama. O português, que completou 48 anos no último sábado, foi anunciado ontem como substituto de Ramon Menezes, demitido na semana passada. O vínculo com o Cruz-maltino vai até o término do Campeonato Brasileiro. O auxiliar Rui Mota, o preparador físico João Moreira e o analista de desempenho Igor Dias chegam para integrar a comissão técnica.

Em postagem nas redes sociais do clube, o técnico se apresentou vestindo uma camisa com o nome de Romário e o número 11, assinada pelo ídolo. "Foi um grande jogador, um [atleta] histórico não só do Vasco, mas também do futebol mundial. Guardo a camisa com muito carinho", disse.

"Quero que saibam que estou muito orgulhoso de ser vosso treinador. Tanto eu como minha equipe técnica estamos muito confiantes no trabalho que vamos desenvolver. Sabemos que a situação não é ideal, que é de grande responsabilidade, mas é nas dificuldades que se criam grandes oportunidades", completou Sá Pinto, que é conhecido pelo temperamento forte e o estilo enérgico.

O Gigante da Colina será o nono clube de Sá Pinto como técnico. Ele iniciou a carreira de treinador em 2012, no Sporting, time português do qual foi ídolo enquanto atleta. Pelos Leões, atingiu uma semifinal de Liga Europa, superando o Manchester City nas quartas de final, mas foi batido em uma final de Taça de Portugal. Ficou oito meses no cargo.

Após o Sporting, Sá Pinto comandou Estrela Vermelha (Sérvia), OFI (Grécia), Belenenses (Portugal), Al-Fateh (Arábia Saudita), Atromitos (Grécia), Standard Liège (Bélgica), Legia Varsóvia (Polônia) e Braga (Portugal). Em 2018, conquistou a Copa da Bélgica, primeiro título como técnico - o meia Carlinhos, atualmente no Vasco, fez parte daquele elenco. No último trabalho, alcançou o recorde de partidas sem derrota de times portugueses em torneios europeus, ficando 13 jogos invictos pelo Braga.