Cubango pronta para brigar pelo título

O carnavalesco Alexandre Rangel garantiu que os preparativos estão dentro do esperado e tem certeza que vai dar tudo certo para a escola da Zona Norte de Niterói - Foto: Fotos: Alex Ramos

O Flu na Folia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Faltando cinco dias para o desfile da Acadêmicos do Cubango, os preparativos no barracão da escola seguem incansavelmente. O trabalho é supervisionado de perto pelos carnavalescos Alexandre Rangel e Raphael Torres, que não fazem cerimônia para colocar a mão na massa durante a produção.

"Estamos realizando os retoques finais nos carros alegóricos e muito tranquilos com o cronograma que estipulamos juntos à escola. Começamos com a produção das ideias em julho e em setembro os protótipos ficaram prontos, logo após começamos a colocar a mão na massa, dando segmento nos preparativos para o carnaval. Temos certeza que vai dar tudo certo durante o desfile", garantiu o carnavalesco Alexandre Rangel.

Com o enredo "A Voz da Liberdade", a escola Verde e Branca de Niterói homenageará um dos maiores abolicionistas do Brasil, Luiz Gama. Ele, que completaria 190 anos em 2020, é considerado o Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil. 

Filho de mãe negra livre e pai branco, Luiz se tornou escravo aos 10 anos, conquistando judicialmente somente aos 17 anos sua liberdade. A partir disso, passou a atuar na advocacia em prol dos cativos, sendo já aos 29 anos autor consagrado e considerado "o maior abolicionista do Brasil". Jornalista, escritor e orador, Luiz Gama foi um dos raros intelectuais negros no Brasil escravocrata do século XIX, sendo o único autodidata a ter passado pela experiência do cativeiro.

"Todos nós temos um pouco do Luiz Gama. Ou seja, estamos a todo momento lutando por um ideal, para defender os nossos. E ele lutava para defender o povo dele, os negros. Ele não aceitava ser escravizado, acreditava que tinha o direito de ter sua liberdade. O desfile é todo baseado na vida do Luiz Gama e a luta que ele fazia para defender a população negra", contou Alexandre.

O ator Déo Garcez, que já interpretou o abolicionista na peça "Luiz Gama - Uma voz pela liberdade", virá caracterizado no desfile. "A forma que ele virá é uma surpresa, aguardem", despistou o carnavalesco.

Estreantes na escola, Alexandre e Raphael foram contratados em junho do ano passado para manter a qualidade dos desfiles da agremiação.

"A Acadêmicos do Cubango é uma escola muito organizada e estruturada. Respeitando as co-irmãs, posso garantir que a escola está preparada para ir para o Grupo Especial. No carnaval não adianta só ter dinheiro, é muito necessário a criação de uma planejamento. Temos um departamento cultural, uma ótima assistência, todos trabalhando em pró da escola. Costumo dizer que não é o carnavalesco que atua sozinho em uma escola de samba, mas sim a junção de todos os segmentos para chegar em um denominador, que é trazer o campeonato para a agremiação", disse Alexandre.

Atual vice-campeã da Série A do carnaval carioca, a expectativa dos componentes e da comunidade do Cubango é a maior possível. Os carnavalescos também mantém a esperança de um desfile perfeito.

"O público-alvo da escola sempre foi o chão da escola. Quando fui em um ensaio de rua da escola, fiquei impressionado com a entrega de todos os componentes. E se a escola tem chão é só fazer o dever de casa", afirmou o carnavalesco.

O Acadêmicos do Cubango será a quinta escola a desfilar na Marquês de Sapucaí, na sexta-feira de carnaval.