Imperatriz Leopoldinense é campeã da Série A no carnaval de 2020

A Imperatriz Leopoldinense é a escola de samba campeã na série A no carnaval 2020 - Foto: Marcelo_Feitosa

O Flu na Folia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Imperatriz Leopoldinense é a escola de samba campeã na série A no carnaval 2020 do Rio de Janeiro, e passa a desfilar no Grupo Especial em 2021. Na disputa, a escola liderou a apuração ao conquistar pontuação máxima em todos os quesitos. A Imperatriz Leopoldinense terminou a apuração com 270 pontos, apenas quatro décimos a mais do que a escola que ficou em segundo lugar, a Unidos de Padre Miguel com 269,4 pontos. 

Após a confirmação do título no quesito fantasia que estava sendo julgado, o título se confirmou e o Presidente Luiz Drumond não escondeu a emoção.

"Conseguimos superar tudo. Nós tivemos estrutura que possibilitou. A Imperatriz é superior neste grupo, porque ela vinha como elite durante vários anos. Tem uma estrutura, e algumas escolas não têm condições de fazer carnaval, nem barracão algumas têm. Por isso a escola teve mais condições de sair na frente", contou o Presidente.

O enredo desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira, mesmo da Mangueira, homenageou o compositor Lamartine Babo com o enredo “O teu cabelo não nega (só dá lalá)”, que consagrou a escola campeã em 1981. Lamartine é autor de diversos hinos de grandes clubes de futebol do Rio.

No desfile, a Imperatriz Leopoldinense emocionou e foi ovacionada pelo público que acompanhava o espetáculo da arquibancada. Na comissão de frente, a escola trouxe as tradições do carnaval que com diversos bonecos transformando guarda-chuvas em uma grande saia, o que davam impressão de ter ainda mais integrantes.

O carro abre-alas levou à Sapucaí uma grande e colorida alegoria que representava o programa de teatro que o compositor apresentava, “O trem da alegria”, uma das outras profissões de Lamartine.

Ao decorrer da passagem da escola pela Marquês de Sapucaí, referências foram feitas à importância do compositor no futebol. Os quatro grandes times do Rio e o América, grande paixão do músico, foram representados em alguma das alas.

À frente da bateria, a rainha Iza foi um dos destaques da escola. A cantora representava a realeza leopoldinense.

Levando à Passarela do Samba 18 alas, três carros, um tripé e 2.000 componentes, a Imperatriz Leopoldinense encerrou seu desfile aos 53 minutos.

Ocupando os últimos lugares na tabela de apuração, a Renascer de Jacarepaguá com 236,8 pontos e a Unidos da Rocinha com 236,1 pontos foram rebaixadas irão desfilar na Intendentes Magalhães em 2021.

A escola Porto da Pedra, com 269,2, ocupou o terceiro lugar, enquanto a Acadêmicos do Cubango ficou em quinto, com 268,8 pontos. A Acadêmicos do Sossego, com 268,1 pontos, ficou em oitavo lugar. As escolas de Niterói e a de São Gonçalo permanecem na Série A no carnaval de 2021.