Juízes fazem protesto no Rio

Ato contra a Lei do Abuso de Autoridade ocorreu na Cinelândia - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Informe
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um ato no Rio de Janeiro reuniu, nesta quinta (22), associações de juízes, promotores e policiais para pedir o veto integral do presidente Jair Bolsonaro (PSL) à Lei do Abuso de Autoridade, aprovada na Câmara dos Deputados na última semana. O ato foi convocado pela Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas), e realizado em frente ao Centro Cultural da Justiça Federal, na Cinelândia. O texto elenca cerca de 30 condutas que passam a ser tipificadas como crime, passíveis de detenção, entre elas, pedir a instauração de inquérito contra pessoa mesmo sem indícios da prática de crime, entre outras.

CURTAS

Depois de estrear no universo literário com um romance sobre as descobertas do amor na adolescência, a procuradora de Justiça Cristina Costa mergulha no gênero de mistério e lança a obra "Encruzilhadas", pela editora Chiado Books, dia 7 de setembro, na Bienal do Livro. A narrativa é recheada de surpresas.

Instituir o Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Sebe-RJ), promovendo a integração entre as diversas bibliotecas da rede pública de ensino é o que propõe o projeto de lei 597/15, dos deputados Flávio Serafini (Psol) e Waldeck Carneiro (PT), que foi aprovado em redação final pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quinta-feira (22). O texto será encaminhado em seguida ao governador Wilson Witzel, que terá até 15 dias úteis para decidir pela sanção ou veto.

Detran Seguro em alta

O Detran Seguro, programa do Detran que verifica a condição dos veículos, foi escolhido um dos sete melhores projetos de Educação no trânsito de todo o País. A seleção foi feita pela Associação Nacional dos Detrans. Outros cinco estados foram selecionados.

Fortalecendo exportações

O Sebrae assinou, nesta semana, um protocolo de intenções com os ministérios da Economia e das Relações Exteriores, a Apex-Brasil e a Confederação Nacional da Indústria para alavancar o Plano Nacional da Cultura Exportadora, cujo objetivo é melhorar a participação brasileira no comércio internacional.

PDT de olho nas Eleições 2020

Trabalhistas de Niterói se reúnem no próximo dia 29, às 19h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no Centro. A plenária tem como principal objetivo a inscrição de filiados do PDT que desejam concorrer à vaga de vereador para as eleições de 2020. O pedetista Rodrigo Neves promete acompanhar pessoalmente todo o processo de filiação. A serem mantidas as regras do TSE para as próximas eleições, não haverá coligações de partidos nas disputas proporcionais, o que tornará estratégico a nominata de cada partido.

Fim de IPTU em templos religiosos

Giovanna Victer, secretária de Fazenda de Niterói, garante que a partir de janeiro de 2020 não será mais cobrado o IPTU de templos religiosos. Segundo ela, a prefeitura disponibilizará guichê exclusivo para a regularização dos locais da prática religiosa. "O objetivo dessa lei é incluir todas as práticas religiosas, especificamente aquelas de descendência africana, como os terreiros, os salões e os quartos de santo, e contemplar toda a diversidade da sociedade dentro do direito constitucional da isenção tributária para a prática religiosa", declarou ela.

Indústria em alta

O índice de produção da indústria brasileira subiu 9,6 pontos frente a junho e alcançou 53 pontos em julho. O indicador está cinco pontos acima da média histórica e é o maior desde outubro do ano passado. As informações são da Sondagem Industrial, divulgada nesta quinta (22).

Audiênciasobre educação

A bancada do Psol na Câmara Municipal de Niterói, composta pelos mandatos dos vereadores Paulo Eduardo Gomes e Renatinho, realiza, na próxima segunda, uma audiência pública sobre a situação da Educação da cidade, no plenário da Casa Legislativa.