Celulares e computadores de Flordelis são apreendidos pela Polícia Civil

Polícia cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de Flordelis - Foto: Marcelo Feitosa

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG) apreendeu na manhã desta terça-feira (17) celulares da deputada federal Flordelis e de sua neta Lorrany durante operação de busca e apreensão na casa da parlamentar e também em outros endereços ligados a ela.

A Polícia Civil realizou novas ações de busca e apreensão na casa da deputada federal Flordelis (PSD-RJ), em Niterói, e em escritórios da parlamentar no município, Rio e em Brasília. Agentes da Delegacia de Homicídios (DH) de Niterói foram até à residência com promotores do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) nas primeiras horas do dia. A deputada federal estava em casa, na região de Pendotiba. A ação é um desdobramento da investigação que apura a morte do pastor Anderson do Carmo, marido da deputada.

Os agentes verificam quatro endereços da parlamentar: um apartamento funcional em Brasília, a casa de Flordelis em Niterói, o gabinete dela no Rio de Janeiro e um imóvel da família em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. Os policiais buscam apreender celulares, computadores e documentos relevantes que possam auxiliar as investigações.

Durante a ação em Niterói, o celular de Flordelis e um laptop, ainda sem dono divulgado, foram apreendidos. Em Brasília, o telefone de uma das filhas adotivas da parlamentar também foi apreendido. No Rio, a busca e apreensão acontece em um escritório no Centro, onde um chaveiro precisou ser chamado para abrir o espaço.

Uma equipe coordenada pelo delegado Gabriel Poiava, chegou na DH com material apreendido no gabinete de Flordelis no Centro do Rio de Janeiro. Ainda não há informações sobre o teor do material apreendido.

De acordo com o advogado Fabiano Migueis, que presta assessoria à deputada, também foram apreendidos o celular da neta Lorrany, em Niterói, além de tablets e computador, na casa da família, em Jacarepaguá, além de outro computador no Gabinete do Rio de Janeiro.

Ainda segundo o advogado, essa apreensão já era prevista diante da abertura do segundo inquérito que, de acordo com ele, tem como objetivo de investigar a participação da deputada no crime. Ele ressaltou que os bens apreendidos já estavam na casa na primeira operação de busca, mas não foram levados naquela ocasião.

Agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) ligado ao MP fazem buscas no carro da família.

Essa é a primeira ação desse tipo referente ao segundo inquérito que apura a morte do pastor Anderson do Carmo, esposo da parlamentar, que aconteceu no dia 16 de junho. O primeiro procedimento foi encerrado com o indiciamento de Flávio dos Santos Rodrigues, filho biológico de Flordelis, e de Lucas Cézar dos Santos de Souza, filho adotivo da deputada e de Anderson, pelo crime de homicídio qualificado.

Até o momento, não há informações sobre quais itens os policiais estão procurando. Uma das peças consideradas chave para a investigação é o celular de Anderson, que, desde o dia de sua morte, jamais foi localizado.

No dia 18 de junho, dois dias após o assassinato do pastor, agentes da DH cumpriram mandado de busca e apreensão na residência da família. Durante a ação, a arma utilizada no crime foi encontrada no quarto de Flávio dos Santos. Posteriormente, a perícia confirmou que um pelo encontrado preso ao cano da pistola Bersa calibre 9mm pertencia ao acusado.

No próximo sábado (21), às 21h, também na casa da família, a Polícia Civil realizará a reprodução simulada (reconstituição) do crime. Flordelis e alguns de seus filhos, netos e noras foram intimados e deverão comparecer ao procedimento. Os réus Flávio e Lucas também foram convocados. No entanto, a defesa do primeiro afirmou com exclusividade a O FLUMINENSE que peticionará a fim de impedir sua participação.