Mais policiais nas delegacias de Niterói

76° DP (Niterói) - Foto: Marcelo Feitosa

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As delegacias de Niterói receberam reforço no atendimento nesta semana. A iniciativa é do programa Regime Adicional de Serviço (RAS) Presente, uma parceria entre a Polícia Civil e a Prefeitura de Niterói, feita nos mesmos moldes do Niterói Presente.

O modelo é basicamente o mesmo: a prefeitura paga as horas extras de policiais que estão de folga e são designados para o programa. Eles ficarão encarregados de atender e investigar ocorrências levadas por policiais militares e agentes civis do programa Niterói Presente. Dessa forma, o efetivo das distritais ficará menos sobrecarregado e conseguirá se dedicar aos cidadãos que queiram fazer registros. O esquema começou a funcionar desta forma na segunda-feira (16).

No primeiro mês de funcionamento do RAS Presente, a carga horária será de três policiais por delegacia no turno de 6h às 14h e outros três que trabalharão de 14h às 22h. No entanto, está em estudo para que, a partir de outubro, a carga seja dividida em três blocos com dois policiais cada, possibilitando que o programa esteja em atuação 24h por dia.

O RAS Presente já está em vigor na 76ª DP (Centro); 77ª DP (Icaraí); 78ª DP (Fonseca) e 79ª DP (Jurujuba). A 81ª DP (Itaipu) ainda não conta com o programa, pois o Niterói Presente ainda não foi implementado na Região Oceânica de Niterói, o que deve acontecer nos próximos meses.

Além do reforço no atendimento, a 76ª DP (Centro), em horários de menor movimento, desloca um agente do programa e um policial do efetivo de plantão para realizar patrulhamento pela Região Central da Cidade. A medida tem como objetivo aumentar a sensação de segurança da população com maior número de policiais nas ruas.