Polícia Civil desarticula quadrilha que extorquia vítimas em todo o estado

Vítimas eram obrigadas a pagarem taxas de juros que variavam entre 40% a 80% ao mês - Foto: Divulgação

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Estado de Polícia Civil, por meio da 25ª DP (Engenho Novo), realizou, nessa quarta-feira (25), a Operação Infestus, para desarticular uma organização criminosa responsável por crimes de extorsões no estado. Três pessoas foram presas, incluindo Robson Luiz Marinho Garcia, conhecido como Braga, apontado como chefe do grupo. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão e o bloqueio de seis conta bancárias usadas pela quadrilha.

As investigações tiveram início a partir de dezenas de denúncias de vítimas que, após pedirem empréstimos, sofriam coações e ameaças pelos criminosos.

Com base em informações de inteligência e interceptações telefônicas, foi possível flagrar o líder da organização e seus comparsas praticando diversas extorsões, principalmente contra mulheres e idosos. As vítimas eram obrigadas a pagarem taxas de juros que variavam entre 40% a 80% ao mês, sob pena ameaças de morte.

Os pagamentos deveriam ser depositados sempre em nome de terceiros ligados ao grupo. A quadrilha ainda usava dados de parentes e vizinhos das vítimas através de uma plataforma online para intensificar as ameaças.