Segurança Presente chega a Botafogo

Programa vai oferecer 27 vagas por dia para PMs que queiram trabalhar nas folgas - Foto: Nelson Perez/ Gov RJ

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Operação Segurança Presente foi instalada, nesta sexta-feira (4), em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, décimo quarto local a receber o programa. Com uma base na Praça Nelson Mandela, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Botafogo Presente conta com 58 agentes fixos, entre policiais militares e agentes civis egressos das Forças Armadas, além de assistentes sociais. O governador Wilson Witzel compareceu ao lançamento do programa, que também vai oferecer 27 vagas por dia para PMs que queiram trabalhar nas folgas.

"Estamos dando segurança ao nosso povo. Andando aqui por Botafogo, vejo as pessoas nos bares e restaurantes. Vamos trabalhar para estender o Segurança Presente para 1h da manhã", afirmou o governador, destacando a importância de intensificar o patrulhamento em um bairro conhecido pelas opções de lazer noturnas.

Segundo o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cleiton Rodrigues, a inauguração desta sexta-feira fecha um importante cinturão de segurança na cidade do Rio de Janeiro.

"Fechamos agora o primeiro cinturão de segurança que vai da Lapa até o Leblon e Gávea, passando por Ipanema, Copacabana, Botafogo, Laranjeiras e Aterro do Flamengo. Esses agentes estão cumprindo a tarefa de defender a população", disse.

A Operação Segurança Presente é um programa de patrulhamento complementar ao policiamento feito pelos batalhões. Atualmente, está presente em 12 bairros e dois municípios: Botafogo, Lapa, Centro, Aterro do Flamengo, Lagoa, Ipanema, Leblon, Tijuca, Méier, Laranjeiras, Bangu, Copacabana, Nova Iguaçu e Niterói, estes dois últimos por convênio com as respectivas prefeituras. A equipe é integrada por policiais militares, agentes civis (egressos das Forças Armadas) e assistentes sociais.

Balanço

Até o dia 2 de outubro, a Operação Segurança Presente já havia prendido em flagrante 14.107 pessoas e cumprido 3.730 mandados de prisão. O programa também realizou mais de 130 mil ações sociais.