Condenados acusados de matar torcedor do Flamengo

Carlos Afonso morreu com um tiro na cabeça após uma briga de torcidas - Foto: Reprodução do Facebook

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Três torcedores do Vasco, integrantes de uma torcida organizada, foram condenados pela morte do torcedor flamenguista Carlos Afonso de Oliveira Leite, de 24 anos. O crime ocorreu em outubro de 2017, em Tenente Jardim, Niterói, após uma briga de torcidas organizadas do Vasco e Flamengo, algumas horas antes da partida entre as duas equipes pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, outras duas pessoas foram baleadas. Carlos Afonso, que era morador de Magé, foi baleado na cabeça e levado para o Hospital Estadual Azevedo Lima, mas faleceu três dias depois do crime.

O réu Naohiro de Lira Tamura, que se encontra foragido, foi condenado a 18 anos de prisão em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado consumado e tentado. 

Adriano Marcondes Costa, vulgo Thuram, foi condenado a 16 anos de prisão em regime fechado, mas a juíza da 3ª Vara Criminal de Niterói, Nearis Arce dos Santos, reduziu a pena em um terço, finalizada em 5 anos e 4 meses em regime fechado. Thuram foi preso durante uma operação de agentes da Divisão de Homicídios de Niterói e São Gonçalo, no dia 30 de novembro de 2017, para cumprir mandados de prisão de busca e apreensão contra membros da torcida Força Jovem do Vasco, em Itaipuaçu. Thruram não estava em casa, mas foi localizado com a ajuda da mãe. Ao prestar depoimento ele negou participação no homicídio e informou que o autor do disparo seria Marcello Renan de Oliveira, 26 anos, o "Ryu", que está foragido. Segundo Thuram, um dia antes do crime Ryu roubou um carro e, após o crime, queimou um carro em uma estrada.

Rodrigo de Oliveira Lessa da Costa, vulgo Jack Bauer, possui uma extensa ficha criminal e respondeu a diversos crimes. Ele foi condenado a cumprir 31 anos e 6 meses de reclusão em regime fechado.

No dia do crime, além de Carlos Afonso, os disparos atingiram a balconista de uma padaria, de 33 anos, que estava trabalhando no momento do ocorrido, e um idoso, de 65 anos, que passava pelo local, também ficou ferido nas pernas. Testemunhas disseram que um carro passou pelo local atirando em torcedores do Flamengo que estavam próximos à uma padaria.

E a violência fora das quatro linhas teve um novo episódio na última quarta-feira (16). Dois torcedores do Vasco, de 21 e 30 anos, foram espancados por torcedores do Flamengo em um posto de gasolina, em Duque de Caxias.

De acordo com informações de testemunhas, os jovens estavam a caminho do Estádio São Januário - onde o Vasco jogou contra o Botafogo - quando foram surpreendidos por torcedores do Flamengo que diziam que iriam bater neles. As vítimas tentaram se proteger no posto de gasolina, mas não conseguiram escapar. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra homens batendo nas vítimas com madeiras e pontapés.

Eles foram encaminhados para hospitais da região e o estado de saúde dos dois é estável.

De acordo com a Polícia Civil, o caso foi registrado, na 59ª DP (Duque de Caxias), por um motorista que estava no local e teve os pertences do veículo roubados. A polícia também informou que diligências estão sendo realizadas e as investigações estão em andamento.