Orçamento da polícia militar vai priorizar segurança da tropa e qualificação profissional

Estratégia foi apresentada em audiência pública no último dia 31 de outubro, na Alerj, pelo Coronel Renato de Souza Neto - Foto: Divulgação/PMERJ

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Priorizar a segurança pessoal dos policiais militares, a qualificação profissional e o atendimento às demandas da área de saúde da Corporação. Esses três importantes eixos de investimento vão nortear a gestão da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro em 2020 e nos anos subsequentes, até 2023.

A estratégia foi apresentada em audiência pública no último dia 31 de outubro, na Alerj, pelo Coronel Renato de Souza Neto, diretor da DGAF (Diretoria Geral de Administração e Finanças) da Corporação.

"Ao cuidar e qualificar nossos policiais, estaremos em melhores condições de prestar um serviço mais efetivo e eficiente à população, cumprindo nossa missão de servir e proteger a sociedade", explicou o Coronel Neto.

Convocada pela Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle da Alerj, a audiência pública contou com a participação de gestores de outras secretarias da área de segurança, tento como objetivo informar ao Poder Legislativo a previsão orçamentária prevista da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2020, como também Plano Plurianual (PPA) para o período 2020/2023.

A previsão orçamentária da SEPM para 2020 é de R$ 6,124 bilhões, quantia destinada às despesas com pessoal e encargo, custeio (gastos correntes) e investimentos. De acordo com a apresentação do Coronel Neto, que detalhou para os membros da comissão a movimentação orçamentária, haverá uma prioridade absoluta na segurança pessoal dos policiais militares, tendo como objetivo reduzir ao máximo o índice de vitimização da tropa. Entre as propostas previstas estão a universalização do acautelamento de armas e colotes e a blindagem parcial das viaturas, formando uma célula de segurança nos veículos.

Outro investimento prioritário será o início da construção da nova sede do Comando de Operações Especiais (COE) no extinto 24º Batalhão de Infantaria Blindada (BIB) do Exército Brasileiro, na mesma área onde funciona hoje de forma improvisada. Além de abrigar em melhores condições num único espaço parte das unidades de operações especiais, como o BAC (Batalhão de Ações com Cães) e o GAM (Grupamento Aeromóvel), a nova sede do COE vai fortalecer a área de treinamento, incluindo teste com adoção de novas tecnologias voltadas para segurança pública.

Para o Coronel Neto, além de informar a movimentação orçamentária da Corporação, a audiência pública foi uma excelente oportunidade para demonstrar aos parlamentares os grandes desafios da Polícia Militar.

"Conhecendo de perto a nossa realidade, os deputados podem obter com mais facilidade emendas parlamentares em benefícios da nossa Corporação, tanto na área de saúde, como nas áreas de ensino e operacional", disse o diretor da DGAF.