Roubo de veículos despenca 75% em Niterói

Niterói Presente - Foto: Douglas Macedo

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os índices de criminalidade voltam a apresentar queda em Niterói, seguindo uma tendência que vem sendo registrada desde o início do ano pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). De acordo com levantamento do Observatório de Segurança do município, em outubro a maior queda foi o índice de roubo de carros, 75,52%, seguida pelo roubo de rua, 50,51%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os técnicos do Observatório de Segurança apuraram ainda uma queda significativa no índice de letalidade violenta, com queda de 23,81% em relação a outubro de 2018.

O secretário Municipal do Gabinete Integrado de Gestão de Segurança, coronel Gilson Chagas, destaca que os investimentos da Prefeitura de Niterói, mesmo a segurança sendo um papel do estado, estão colaborando de forma significativa para a redução da criminalidade na cidade.

“O município de Niterói investiu pesado nos últimos seis anos ao disponibilizar ferramentas para ajudar as forças de Segurança no combate à criminalidade. Já foram mais de R$ 100 milhões, e os investimentos continuarão. Temos hoje uma cidade monitorada 24 horas por dia pelos agentes do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) que contam com mais de 500 câmeras. Através dos Portais de Segurança, que é um sistema de cercamento eletrônico total, os agentes são acionados, e o cerco é feito de imediato. Os resultados estão cada vez mais expressivos”, ressalta Chagas.

O secretário de Ordem Pública de Niterói, coronel Paulo Henrique de Moraes, destaca que mais da metade dos agentes que estão nas ruas da cidade é bancada pela Prefeitura através do Proeis e Niterói Presente e reforça a importância da participação dos guardas municipais no ordenamento urbano e em ações preventivas.

“A Prefeitura está realizando um trabalho sério e dedicado para melhorar a segurança em Niterói. Temos o Pacto Niterói contra a Violência, com uma série de projetos que trata da questão de uma forma ampla, com ações de prevenção, além do policiamento. Esses dados mostram uma tendência que já vem ocorrendo: as estratégias estão sendo colocadas em prática e a integração entre as forças de segurança está dando certo", afirma o secretário de Ordem Pública, coronel Paulo Henrique de Moraes.

Em outubro, segundo levantamento do Observatório de Segurança, na área da 78ª DP (Fonseca), por exemplo, o número de carros roubados apresentou em outubro uma queda de 72,09% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 86 registros de carros roubados em outubro de 2018 contra 24 registrados no mês passado.

"Esses resultados são fruto da parceria entre os órgãos de segurança pública e o Município de Niterói. É a comprovação de que a Prefeitura pode contribuir em muito com a segurança pública", destaca o delegado titular da 78ª DP (Fonseca), Luiz Henrique Marques.

Na área da 81ª DP (Itaipu), a queda foi de 72,97%, com 37 registros de roubos de veículos em outubro de 2018 e 10 em outubro deste ano.

Em relação aos roubos de rua, com queda de 50,51% em outubro deste ano, a área da 78ª DP (Fonseca) também registrou a maior redução, com o registro de 61 roubos a transeuntes este ano, frente aos 159 registrados em outubro do ano passado. Em termos percentuais, a queda foi de 61,64%. Todas as outras delegacias da cidade também registraram a diminuição no número de registros de roubos de rua: a queda foi de 40% na área da 76ª DP (Centro), de 57,81% na área da 77ª DP (Icaraí), 60% na área da 79ª DP (Jurujuba) e 5,56% na área da 81ª DP (Itaipu).

Com relação à letalidade violenta, os números demonstram redução de 23,81% de redução na comparação de outubro deste ano e outubro de 2018.

"Segurança Pública não se faz sem parcerias, por isso é necessário que todas as esferas do poder público estejam engajadas na tentativa de atingir a pacificação social. Os projetos em comum entre o governo do estado e a Prefeitura, principalmente o Niterói Presente, têm gerado resultados importantes pelo aumento do policiamento ostensivo, maior presença dos agentes nas ruas e aumento da capacidade operacional das delegacias. Com homens disponíveis por mais tempo e em maior número, a resposta é mais efetiva", frisa o delegado da 79ª DP (Jurujuba), Bruno Gilaberte.

Segundo o Observatório, as cinco distritais da Polícia Civil, as cinco companhias da Polícia Militar e as cinco inspetorias da Guarda Municipal de Niterói cumpriram as metas de redução de roubos de rua em suas áreas de atuação.

"Realmente os índices são fantásticos. São dez meses reduzindo os índices de criminalidade em Niterói. É o resultado dessa parceria muito positiva do 12º Batalhão com a Prefeitura. Nosso trabalho está muito integrado, cada engrenagem ajustada e a tendência é melhorar cada vez mais. O mais importante é a resposta da sociedade. A população está reconhecendo o nosso trabalho", acrescenta o comandante do batalhão de Niterói, tenente-coronel Sylvio Guerra.

Investimentos

Atualmente, dois terços do policiamento de Niterói é garantido por investimentos diretos da Prefeitura de Niterói por meio dos programas Niterói Presente e Proeis. Os dois programas são resultado de convênios da prefeitura com o Governo do Estado, onde o Município paga uma gratificação para policiais militares que aceitam trabalhar nas ruas de Niterói nos dias de folga. No caso do Niterói Presente, há um efetivo fixo de policiais, alguns já reformados, e agentes civis contratados pela Prefeitura.