Niterói Presente tem novas instalações no Centro de Niterói

Prefeito Rodrigo Neves visitou a nova instalação dos agentes no Centro - Foto: Luciana Carneiro/ Prefeitura de Niterói

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os agentes do Niterói Presente que atuam no Centro da cidade têm uma nova base. As instalações ficam nos fundos do Terminal João Goulart e vão apoiar as ações do programa que acontece no bairro há 20 meses. O prefeito Rodrigo Neves visitou nesta quinta-feira (7) a unidade e parabenizou a tropa que diariamente trabalha com cerca de 100 agentes no bairro e, junto com membros da Guarda Municipal e em um trabalho integrado com a Polícia Militar, tem sido responsável pela redução significativa dos índices de criminalidade nesta região.

Durante a visita, Rodrigo Neves reforçou que no mês de outubro houve a redução mais significativa dos índices de criminalidade na cidade dos últimos 20 anos: queda de 75% nos roubos de veículos e de 50% nos roubos de ruas. O prefeito lembrou que a Prefeitura está disponibilizando diversas ferramentas para ajudar as forças de segurança no combate à criminalidade, como o monitoramento de câmeras pelo Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), cercamento eletrônico, ampliação do efetivo da Guarda de Niterói e a central do Disque Denúncia exclusiva para a cidade. Neves lembrou que o plano integrado da prefeitura na área de Segurança, o Pacto Niterói contra a Violência, contempla um investimento de cerca de R$ 300 milhões até o final de 2020.

“Estamos implantando várias ações para combater a criminalidade em Niterói. A redução dos índices na cidade foi a maior do estado e da Região Metropolitana”, afirma o prefeito. “O nosso desafio agora é continuar com essa redução dos indicadores. Vamos avançar cada vez mais porque estamos no caminho certo. Não posso deixar de agradecer ao Estado por essa parceria”.

O Niterói Presente é um convênio entre a Prefeitura de Niterói e o Governo do Estado. Os custos são pagos pelo Município, e o projeto já foi implantado nos bairros de Icaraí, Santa Rosa, Centro, Fonseca, São Francisco, Charitas e Jurujuba. O investimento total no programa é de aproximadamente de R$ 50 milhões por ano.

O secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Gilson Chagas, destacou que o niteroiense hoje já se sente mais seguro.

“O Niterói Presente é reconhecido como um exemplo a ser seguido por outros municípios do estado do Rio de Janeiro. Com certeza o programa faz a diferença no combate à criminalidade. Segurança Pública é do estado, mas, em Niterói, foi abraçado por todos. Os moradores voltaram andar pela cidade e observar as belezas da cidade nas ruas”, reiterou Chagas.

O secretário de Ordem Pública de Niterói, Paulo Henrique de Moraes, disse que Niterói está colhendo os frutos de um trabalho bem planejado e estratégico.

“Como servidor público, nada é tão gratificante quanto caminhar e ser cumprimentado pelo bom trabalho. O Niterói Presente é hoje o símbolo do serviço público bem prestado. A população confia e se sente segura com a presença dos agentes nas ruas. O que conquistamos só aumenta a nossa responsabilidade de fazer da cidade um lugar cada dia melhor”, frisa.

Giovanna Victer, secretária de Fazenda, explica que o investimento feito pelo município está tendo retorno por conta de toda a integração e esforço conjunto.

“Os agentes de segurança deixam suas famílias e suas casas. Falo como secretária de Fazenda que disponibiliza os recursos para os programas, mas também como cidadã e como mãe que circula pela cidade. É um trabalho de abnegação para proteger a cidade. Temos muito o que agradecer”, observou Giovanna.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Luiz Vieira, agradeceu em nome dos lojistas.

“O trabalho do Niterói Presente é muito importante para o comércio da cidade. O comércio está mais seguro, e a população tem confiança. Além de tudo, existe uma abordagem com educação e respeito ao direito das pessoas. O comércio de Niterói é muito agradecido e toda a população ganhou”, declara.

Para o major Aristeu Lopes, subcomandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, os investimentos da Prefeitura têm sido fundamentais em prol do cidadão niteroiense.

“Semanalmente, as forças de segurança, incluindo a Polícia Militar, Niterói Presente e Guarda Municipal, reúnem-se para acompanhar a mancha criminal. Montamos nossas estratégias em conjunto e este trabalho integrado está conseguindo reduzir os índices de criminalidade”, enfatiza.