Disque Denúncia divulga balanço de denúncias em Angra dos Reis

O Disque Denúncia recebeu em todo o ano de 2019, 1194 denúncias anônimas sobre diversos crimes na cidade da costa verde fluminense - Foto: Divulgação

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Disque Denúncia recebeu em Angra dos Reis durante todo o ano de 2019, 1.194 denúncias anônimas sobre diversos crimes na cidade da costa verde fluminense, 28% a mais do que os números registrados em 2018, quando foram cadastradas 937 informações. Como comparação, em 2017, quando não havia convênio com a Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, o Disque Denúncia recebeu apenas 334 denúncias.

Dado que chama a atenção é que dessas 1.194 informações no ano de 2019, 565 vieram através do aplicativo para celulares "Disque Denúncia RJ".

Com essas informações que são repassadas pela população de forma anônima, o Disque Denúncia continua auxiliando a polícia e a própria população no trabalho de redução da criminalidade.

Grande prova disso são os resultados obtidos pelo 33º BPM (Angra dos Reis) e pela 166ª DP, que tem sido grandes parceiros na averiguação dessas informações. Quarenta e sete armas, sendo 11 fuzis, foram tirados das mãos de bandidos por conta de informações que os cidadãos repassaram ao Disque Denúncia.

Também com essas denúncias, a polícia conseguiu apreender mais de 9.800 cápsulas e sacolés de cocaína, 777 pedras de crack, 678 sacolés de maconha, 568 trouxinhas de maconha, 6 tabletes, 791 gramas de maconha, além de pelo menos 400 munições de diversos calibres.

Pelo menos 55 pessoas foram presas ou atuadas na delegacia. Grandes operações realizadas recentemente pelo Comando de Operações Especiais (COE), Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia de Choque e Batalhão de Ações com Cães (BAC), tiveram como base as informações encaminhadas ao Disque Denúncia.

Analisando geograficamente as denúncias, Monsuaba (85), Centro (80), Frade (67), Belém (65), Banqueta (59) foram os bairros onde houve maior incidência de informações. Finalizando os 10 bairros com mais denúncias, ainda temos: Japuíba, Ilha Grande, Parque Mambucaba, Camorim Grande e Jacuecanga.

Quando analisadas essas denúncias, é possível observar que tráfico de drogas (622) foi o assunto mais informado ao Disque Denúncia, seguido por maus tratos contra animais (68), localização de foragidos da justiça (53), gato de água, gato de luz, central clandestina de internet (35), desmatamento florestal (32) e construção irregular (28).

Vale citar que o programa Linha Verde, exclusivo para recebimento de denúncias de crimes ambientais recebeu 339 informações em todo o município, 147% a mais do que em 2018.

Como curiosidade, vale mencionar que em outubro, o Disque Denúncia recebeu 147 informações, sendo o mês com maior número de denúncias cadastradas. Contando apenas as informações chegadas pelo aplicativo "Disque Denúncia RJ", é possível observar que o mês onde houve o maior número de utilização por parte da população angrense, foi em maio, com 84 informações cadastradas através desta ferramenta.

Além de receber informações, o Disque Denúncia também promove campanhas e divulga cartazes com fotos de pessoas procuradas pela polícia, inclusive oferecendo recompensa por informações que levem determinados bandidos à prisão. É possível também informar a localização de pessoas que estejam em situação de desaparecimento (familiares e amigos), para que seja confeccionado um cartaz com a foto da pessoa, com o objetivo de receber informações sobre seu paradeiro.

O Disque Denúncia também trabalha em parceria com a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) encaminhando denúncias, a fim de que pessoas que cometam qualquer tipo de violência contra as mulheres possam ser presas. Outros assuntos que podem ser denunciados pela população são: violência contra idosos e crianças, jogos de azar, presença de menores em casas noturnas, roubo de cargas, centrais clandestinas de tv ou internet por assinatura, estacionamento irregular, depósito clandestino de combustíveis, praga de ratos ou insetos, desmonte de veículos, obstrução de vias públicas, invasão de propriedade, danos ao patrimônio público, roubo e furtos em estabelecimentos comerciais, estabelecimento comercial sem alvará entre outros.

Para continuar auxiliando as autoridades no combate aos crimes na cidade, o Disque Denúncia solicita a população que denuncie com a garantia do anonimato através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local), pelo aplicativo "Disque Denúncia RJ", onde é possível enviar fotos e vídeos ou ainda pela fanpage do Disque Denúncia no facebook (facebook.com/DisqueDenúnciaAngra).