Programa Desaparecidos leva 116 pessoas de volta ao lar

O programa Desaparecidos cadastrou 208 casos de desparecimento e recebeu 314 denúncias sobre pessoas desaparecidas - Foto: Tania Rego / Agência Brasil

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Durante o ano de 2019, 116 pessoas que estavam desaparecidas retornaram a seus lares. O programa Desaparecidos cadastrou 208 casos de desparecimento e recebeu 314 denúncias sobre pessoas desaparecidas. Casos que não se limitaram ao Estado do Rio; foram atendidas demandas de São Paulo, Alagoas, Pará, Pernambuco, Goiás e Acre.

De acordo com o Disque Denúncia, os encontros destas pessoas foi possível através da confecção e divulgação de cartazes – com foto e informações do desparecido - na imprensa e mídias sociais.

Dentre os casos solucionados, um de grande repercussão, foi o caso do desparecimento de Anderson Paula Machado, de 37 anos. Morador de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense do Rio, Anderson estava desparecido há 5 anos. O serviço recebeu uma informação pelo WhatsApp do Programa Desaparecidos (21. 98849 - 6254) informando que Anderson vivia em situação de Rua na Cidade de Angra dos Reis.

Três dias após o recebimento das informações, foi possível localizar a mãe do Anderson que, ao saber da atual situação do filho, foi até Angra dos Reis e conseguiu encontrá-lo internado no hospital Geral da Japuíba (HGJ). A felicidade deste importante reencontrando, após 5 anos de angústia e espera, foi ainda maior e completa por ter acontecido, exatamente, no dia do aniversário do Anderson.

Para reforçar a importância do serviço prestado pelo Programa Desaparecidos, destacamos também o caso do desaparecido Francisco Xavier Rodrigues de Lima, de 31 anos, morador do bairro Caju, Rio de Janeiro. Ele foi encontrado em São Paulo, após uma assistente social, através da divulgação do nosso cartaz, identificar que Francisco Xavier era um dos pacientes da UPA Atalaia, na cidade de Cotia, em São Paulo.

O Programa Desaparecidos é parte das ações desenvolvidas pelo Disque-Denúncia do Rio de Janeiro na área de Direitos Humanos. Ele foi criado em parceria com o Ministério Público do Rio de Janeiro, através dos programas PLID (Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos, e (SINALID) Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos, para ajudar familiares e amigos em busca de uma pessoa desaparecida.

“Nos últimos anos as mídias e redes sociais comprovaram sua utilidade, enquanto mecanismos de comunicação rápida e articulada, para a busca de pessoas desaparecidas. Talvez o Disque Denúncia seja hoje a melhor ferramenta no estado do Rio de Janeiro para conectar a rapidez e eficiência das mídias sociais à segurança dos órgãos públicos. Em caso de desaparecimento ou de localização de pessoas desaparecidas, contribua com a localização. Entre em contato com Disque Desaparecidos. Qualquer informação ajuda”, disse André Luiz de Souza Cruz, gestor técnico do PLID/MPRJ.

O programa dos Desaparecidos também mantém parceria com a Delegacia de Descoberta de Paradeiro (DDPA), Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), e Delegacia de Homicídios Niterói, Itaboraí e São Gonçalo (DHNSG).