Plano Estratégico da PM é lançado nesta quinta

Plano traça objetivos estratégicos para a atuação da Polícia Militar - Foto: Philippe Lima/ Governo do Estado

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Lançado oficialmente na manhã desta quinta-feira (16), no auditório da Caixa Econômica Federal, no Centro da capital, o Plano Estratégico da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro passará a orientar as ações da corporação nos próximos quatro anos. Um dos principais focos previstos no plano é de que a Polícia Militar do Rio de Janeiro transforme-se em referência em polícia de proximidade, orientada pela gestão e solução de problemas.

O Plano Estratégico representa um marco histórico na bicentenária Polícia Militar do Rio de Janeiro. Pela primeira vez, um documento que reúne os conceitos de missão, visão e valores para orientar a gestão e conquistas de metas foi desenvolvido exclusivamente por especialistas da Corporação.

"O plano reflete o pensamento e os anseios da nossa tropa. Gestores de todas as áreas, estratégicas e táticas, contribuíram para produção do conteúdo desse documento que poderia ser definido como o farol da Corporação nos próximos quatro anos" explica o secretário de Polícia Militar, Comandante Geral Rogério Figueredo de Lacerda, após o lançamento do plano.

O subsecretário geral da PM, coronel Márcio Pereira Basílio, também ressaltou a importância da participação de gestores da Corporação na produção do documento. Ele lembrou que nos últimos 20 anos a Polícia Militar do Rio recorreu a consultorias externas para elaborar planos estratégicos e os resultados não atenderam às expectativas.

Durante o evento, o coronel Max Willian, coordenador da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos da SEPM, fez uma explanação sobre como o conteúdo foi desenvolvido, sobre as ferramentas que serão aplicadas no monitoramento das ações e sobre os eixos centrais contidos no plano.

Com base na definição de missão, visão e valores da Polícia Militar, o plano estabeleceu oito objetivos estratégicos, que se desdobraram em 54 iniciativas e 161 metas a serem alcançadas entre 2020 e 2024. A missão foi definida como a razão da existência da Corporação; a visão onde a Corporação quer chegar; e os valores são os princípios inegociáveis. Eis a definição de cada um desses conceitos registrada no documento:

Missão

Melhorar a qualidade de vida no Estado do Rio de Janeiro, através da preservação da ordem pública e da garantia dos direitos fundamentais.

Visão

Ser referência em polícia de proximidade, orientada pela gestão e solução de problemas.

Valores

*Preservação da vida e da dignidade da pessoa humana

*Respeito ao interesse público, ao policial e ao cidadão

* Profissionalismo com reconhecimento de mérito

* Governança com foco em resultado

* Transparência

* Hierarquia e disciplina.

A partir desses três conceitos, foram elencados os oito Objetivos Estratégicos:

* Reduzir os indicadores referentes a crimes violentos

* Consolidar o valor do policial militar junto à sociedade

* Otimizar a capacidade operacional

* Renovar a capacidade logística e estrutural das diversas organizações policiais militares

* Aperfeiçoar os mecanismos de controle interno

* Revisar e reestruturar as normatizações das unidades da Polícia Militar

* Aprimorar e valorizar o efetivo policial militar

* Aperfeiçoar os sistemas de tecnologia, informação e comunicação