Bárbara Lomba não é mais titular da DH de Niterói

Delegado Allan Duarte vai assumir a Delegacia de Homicídios - Foto: Douglas Macedo / Arquivo

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A delegada Bárbara Lomba não é mais a titular da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá (DHNSG) após dois anos de trabalho. A mudança, com efeito imediato, ocorre no momento em que a especializada está à frente da investigação de casos de repercussão nacional.

A mudança foi comunicada, na noite de terça-feira (21) em Boletim Interno da Polícia Civil. Lomba foi transferida, junto de sua equipe, para a 11ª DP (Rocinha). Para o lugar dela, foi designado o delegado Allan Lacerda, até então titular da 127ª DP (Búzios).

Lacerda não irá encontrar um território desconhecido em sua nova função. Até um ano atrás, ele era lotado na própria DHNSG, mas como delegado adjunto. Ele deve assumir seu novo posto já nesta quarta-feira (22).

Casos de repercussão nacional

Bárbara Lomba passou a ser vista com frequência nos veículos de imprensa por estar à frente da investigação de casos que tomaram grande repercussão, durante o tempo em que esteve na titularidade da DHNSG.

A transferência acontece em um momento no qual muitas investigações conduzidas por Lomba e sua equipe ainda estão em andamento. Entre os casos está a morte do jogador de futebol Dyogo Xavier em operação policial na Comunidade da Grota, ocorrida em agosto de 2019. Na manhã de terça-feira, a especializada ouviu depoimentos de testemunhas do crime.

Também vale ressaltar a investigação sobre chacina que vitimou cinco jovens em Maricá, em março de 2018. Há ainda a apuração acerca da morte dos jornalistas Robson Giorno e Romário Barros e do vereador Ismael Breve, na mesma cidade, no ano passado.

O caso de maior repercussão investigado pela DHNSG é a morte do pastor Anderson do Carmo, marido da deputada federal Flordelis (PSD-RJ), que aconteceu em 16 de junho de 2019.

A primeira fase do inquérito terminou com o indiciamento dos irmãos Flávio e Lucas dos Santos, enteado e filho adotivo do líder religioso, respectivamente. Todavia, uma segunda investigação, que ainda está em andamento, foi iniciada pela delegada a fim de apurar o envolvimento de outras pessoas no crime.