Briga entre torcedores deixa um homem em estado grave

Integrantes de torcidas organizadas do Vasco e Flamengo se enfrentaram próximo à Praça do Barreto - Foto: Reprodução do Facebook

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Está em estado grave o torcedor do Vasco da Gama ferido na cabeça durante briga entre torcidas organizadas de seu time e do Flamengo, na tarde de quarta-feira, na Praça do Barreto, Zona Norte de Niterói. Ele está internado em um hospital particular em Santa Rosa, na Zona Sul da cidade.

Na ocasião, um torcedor do Flamengo acabou baleado na perna. Ele foi atendido no Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal) no Fonseca, também na Zona Norte da cidade e liberado em seguida. Na manhã desta quinta-feira (23), ele foi à 76ª DP (Niterói) para prestar esclarecimentos sobre o caso.

A briga entre torcidas organizadas de Vasco e Flamengo aconteceu, por volta de 16h de quarta-feira, horas antes do confronto entre as duas equipes, válido pela segunda rodada da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca, que aconteceu às 21h no Maracanã e terminou com vitória do Flamengo.

Ao todo, cinco pessoas foram presas por tentativa de homicídio. Além disso, houve um detido que estava evadido do sistema prisional. Trinta e cinco pessoas foram ouvidas na distrital e liberadas em seguida. Cinco bastões de beisebol usados na briga foram apreendidos na ocorrência.

De acordo com o coronel Sylvio Guerra, comandante do 12º BPM (Niterói), policiais do batalhão estavam na região monitorando a possibilidade de acontecer a briga entre as organizadas. Vascaínos estavam concentrados na praça quando chegaram torcedores do Flamengo, oriundos de São Gonçalo.

Há indícios de que o confronto tenha sido agendado pela internet. Mesmo com a presença dos policiais militares e de a praça possuir uma cabine da PM, os torcedores iniciaram a briga. "A situação estava contornada, até que [os torcedores] resolveram entrar em conflito e tivemos que tomar as medidas cabíveis", disse Guerra.

Agentes do programa Niterói Presente prestaram apoio à ação. Segundo Guerra, o torcedor que havia sido baleado foi atingido alguns metros à frente da praça, mas ainda não se sabe em que circunstâncias isto aconteceu.