Operação para coibir confronto entre facções em Niterói

Operação do 12º BPM no Morro do Estado, no Centro de Niterói, gera confronto com traficantes - Foto: Marcelo Feitosa/ Arquivo

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A comunidade do Morro do Estado, na Região Central de Niterói, foi alvo de operação policial, na manhã desta sexta-feira (31). A ação, coordenada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e Batalhão de Ação com Cães (BAC), iniciou por volta de 5h e se estendeu até o começo da tarde.

O objetivo era reprimir a briga de facções que tomou conta do Morro do Estado e de comunidades vizinhas, como o Morro do Arroz, nos últimos dias. O Comando Vermelho (CV) e o Terceiro Comando Puro (TCP) disputam o controle do tráfico de drogas na região, e têm se revezado no comando.

Nas paredes de comércios e residências da comunidade, a disputa é ilustrada através de uma "guerra de pichações". Quando uma facção expulsa a outra, as siglas da rival, presente nos muros, são riscadas substituídas pela identificação da organização criminosa que assume o controle.

De acordo com a polícia, foi o terceiro dia seguido de operação na comunidade. Na manhã de quarta-feira (29), dois homens foram presos por policiais do 12º BPM (Niterói) e, com os suspeitos, foram apreendidas duas armas, uma granada, um aparelho de rádio transmissor e drogas.

A disputa pelo controle do tráfico foi retratada através de um vídeo, que circulou nas redes sociais na última segunda-feira. Nele, dois criminosos, que seriam do TCP, fazem ameaças a traficantes do CV. Eles ainda são suspeitos de roubar uma loja, no Centro da cidade, na madrugada daquele dia.

Policiais do Bope fizeram buscas no local onde as imagens foram gravadas mas não encontraram criminosos. A ação contou com cerca de 100 homens e teve apoio de um veículo blindado. Até o fechamento desta matéria, não havia registro de troca de tiros, prisões ou apreensões durante a operação.

Manhã de operações pela cidade

Policiais militares do 12° BPM (Niterói) realizaram operação nas comunidades do Boa Vista e Sabão, no bairro São Lourenço, Região Central de Niterói. Um suspeito de tráfico foi preso e um menor apreendido.

A ação teve como objetivo coibir a venda de drogas e roubo de veículos. Durante as buscas, os agentes abordaram dois suspeitos, sendo um deles menor de idade. Ambos admitiram que eram procurados pela polícia.

Segundo a PM, um deles apontou onde estava escondido o dinheiro, que seria do tráfico de drogas, acreditando que isto o livraria de ser preso. Os policiais conseguiram localizar apreender R$ 1,4 mil em dinheiro, mas o suspeito permaneceu preso em flagrante.

O caso foi registrado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Niterói, para onde a dupla e o material apreendido foram levados.