Megaoperação para transferência de presos em Niterói

Cerca de 300 presos estão sendo retirados do Complexo Penal Edgard Costa, em Niterói, para serem transferidos para Bangu - Foto: Vítor d'Ávila

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma megaoperação para transferência de presos acontece, na manhã desta sexta-feira (7), em penitenciárias da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O trânsito precisou ser desviado, no Centro de Niterói, para a ação.

Cerca de 1.500 internos foram sendo movimentados entre as seguintes unidades prisionais do Estado: Instituto Penal Ismael Pereira Sirieiro, Instituto Penal Edgard Costa, Penitenciária Industrial Esmeraldino Bandeira, Instituto Penal Santo Expedito e Instituto Penal Oscar Stevenson, localizadas no Rio e em Niterói. Eles serão transferidos para unidades prisionais no Complexo Penal de Gericinó, em Bangu, Zona Norte do Rio de Janeiro.

A operação, que tem o apoio da Polícia Civil, conta com cerca de 300 inspetores penitenciários, envolvendo servidores da Subsecretaria de Gestão Operacional, do Serviço de Operações Especiais (SOE), das Coordenações de área, da Corregedoria e Superintendência de Inteligência (Sispen).

A Rua São João Precisou ser interditada, no trecho entre a Avenida Marquês do Paraná e a Rua Consul Francisco Cruz. A operação foi coordenada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

Agentes da NitTrans estão no local orientando o trânsito. O fluxo de veículos na Avenida Marquês do Paraná é intenso por conta da movimentação.

A ação começou por volta de 6h, ainda no final da madrugada. À medida que os detentos que estavam em Niterói estão sendo levados para Bangu, presos que estavam lá fazem o caminho oposto.

A Seap esclarece que transferências de internos entre unidades são decisões administrativas que não são realizadas em caráter punitivo e visam proporcionar melhores condições de atendimento aos apenados do sistema prisional fluminense. A operação terminou às 9h50, quando o trânsito foi liberado na Rua São João.