NITERÓI/RJ
Min:   Max:

PF faz operação para recuperar obras de arte no Rio

Operação Pedro II busca por peças históricas furtadas ou roubadas de instituições públicas brasileiras na década de 2000

PF faz operação para recuperar obras de arte e peças históricas

Divulgação/Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (12), a Operação Pedro II, que busca recuperar obras de arte e peças históricas furtadas ou roubadas de instituições públicas brasileiras na década de 2000. Os agentes cumprem quatro mandados de busca e apreensão na zona sul e no centro do Rio de Janeiro, contra um dos receptores da quadrilha.

Segundo a PF, a operação leva o nome do imperador porque ele era considerado patrono das artes no país.

Os criminosos subtraíram as peças principalmente de instituições do Rio de Janeiro e de São Paulo, e, entre o que foi roubado ou furtado, estão livros raros, periódicos e fotografias.

Os ladrões atendiam a pedidos de colecionadores e comerciantes de artes, que atuavam como receptadores e traficantes de obras. Os materiais roubados eram colocadas à venda em leilões do Brasil e do exterior.

A polícia recuperou cerca de R$ 1 milhão em obras de arte roubadas somente no último ano, em leilões e em coleções de instituições privadas brasileiras.

Scroll To Top