Operação para prender despachantes acusados de falsificação de alvarás

Delegacia de Homicídios de Niterói foi acionada para fazer a perícia - Foto: Marcelo Feitosa

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI) e da 127ª DP (Búzios), em ação conjunta com o Ministério Público (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), realiza, desde a manhã desta quinta-feira (13), a 2ª fase da Operação Plastográfos. A ação, que acontece no município de Armação dos Búzios, tem como objetivo cumprir cinco mandados de prisão contra despachantes acusados de falsificação de alvarás.

A investigação apontou que empresários, em busca de legalizar seus negócios junto à Prefeitura de Búzios, eram indicados por funcionários da administração municipal a procurar despachantes que, supostamente, agilizariam o processo de liberação. Os golpistas cobravam cerca de R$ 5 mil para emitir os alvarás definitivos, mas os documentos entregues por eles eram falsos.

Ainda segundo o apurado, os criminosos ameaçavam as vítimas e destruíam provas. Eles vão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato, fraude processual e ameaça.

Na 1ª fase da operação, realizada em outubro do ano passo, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos despachantes.