Crime organizado reage à instalação de companhia policial em São Gonçalo

A 4ª Companhia Destacada do 7º BPM, instalada em prédio provisório em Santa Izabel - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A 4ª Companhia Destacada do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM), instalada no bairro de Santa Izabel desde o mês de abril deste ano, em um prédio provisório, está sofrendo resistência do crime organizado da região. Após a chegada da unidade policial, faixas contrárias ao destacamento foram colocadas, na localidade, por contraventores que estão sendo impactados pela presença da polícia no bairro gonçalense.

Santa Izabel, local considerado como ponto estratégico para a Segurança Pública do município, recebeu o destacamento após articulação entre o secretário da PMERJ, Rogério Figueiredo, e o deputado estadual Capitão Nelson (Avante), durante o mês de janeiro deste ano. Após encontros e reuniões, foi definida a ida do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) para a Fazenda Colubandê, no Colubandê, antiga sede da 4ª Companhia, que ficou, por sua vez, no bairro de Santa Izabel.

O deputado estadual, no entanto, afirma que não está surpreso com a resistência, por parte do crime organizado, para o que classificou como “chegada da ordem”.

“É o crime organizado sendo o crime organizado. Com a chegada da ordem na região, os traficantes estão incomodados e começaram a tentar enganar a população, espalhando faixas com mentiras. É o modo que eles operam”, afirma o parlamentar.

Nas faixas, espalhadas pelo bairro, constam acusações, disfarçadas de reivindicações por creches, hospitais, entre outros, de uma suposta atividade de milícia na região. Segundo Nelson, as acusações são absurdas e são motivadas pelo desespero, por parte de traficantes, da chegada policial ao local.

“É um absurdo. É apenas uma tentativa de inflar a população contra a unidade, conseguida para o local depois de muita dedicação. Defendo a corporação (Polícia Militar) em seu estado mais puro, de servir e proteger a população e combater o crime organizado. Hoje, não existe atuação de milícias em Santa Izabel e na região, o que existe hoje é uma forte presença do tráfico de drogas que está sendo combatida pela Polícia Militar. E se um dia tentarem implantar alguma atividade de milícia, tenho certeza que a 4ª Cia também vai combate-la de forma dura, da mesma forma que hoje combate o tráfico de drogas”, afirmou o parlamentar.

O parlamentar relembra que o local era de interesse do traficante Thomas Jayson Vieira Gomes, que adotava os vulgos 2N e 3N, morto em operação policial em Itaboraí, em novembro do ano passado.

A 4ª Companhia do 7º BPM também será utilizada em apoio a operação São Gonçalo Presente. As obras de expansão e modernização da unidade estão estimadas para junho e, após isto, embora já esteja em funcionamento, a mesma será oficialmente inaugurada.