Polícia fará reconstituição da morte de João Pedro

Polícia vai fazer a reprodução simulada da morte do menino João Pedro na próxima semana - Foto: Reprodução

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Polícia Civil irá realizar a reconstituição da morte do adolescente João Pedro Matos Pinto. De acordo com a Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá (DHNSG), o procedimento ainda não possui data, mas deve ser realizado nas próximas semanas. Segundo o delegado Allan Duarte, titular da especializada, será montada uma megaoperação por conta dos riscos oferecidos pelo local.

A investigação da DHNSG concluiu que os fundos da casa onde aconteceu o crime dão acesso à uma área de mata, motivo para que criminosos tenham usado a residência como rota de fuga. Na troca de tiros que deixou João Pedro baleado, todos os criminosos conseguiram fugir, após invadirem a casa e, em seguida, pulando o muro dos fundos.

Até o momento, já prestaram depoimento um dos pilotos do helicóptero que socorreu o menino e os policiais que participaram da ação. Para os próximos dias, a família do jovem é esperada para dar declarações. As armas dos agentes também foram apreendidas, para fazer o confronto balístico com o tiro de fuzil que vitimou João Pedro. Uma equipe da DHNSG também realizou a perícia na casa onde o rapaz foi morto.

A equipe de investigação está tendo dificuldades em marcar depoimentos com familiares do jovem João Pedro, por conta de problemas de diálogo com o defensor público responsável pelo auxílio jurídico da família, segundo o titular da especializada Allan Duarte. No entanto famíliares afirmam que estão à disposição para prestar depoimento, mas ainda não foram comunicados.

Até o momento, foram ouvidos o piloto e copiloto do helicóptero, que falaram sobre o socorro ao João Pedro; e três policiais que participaram da foram ouvidos sobre a dinâmica da operação. A dinâmica descrita pelos políciais é compatível com relato das duas testemunhas, que são um pedreiro e uma amiga do adolescente, que também prestaram depoimento e relataram terem visto pelo menos quatro criminosos com armas de grande calibre.

A DHNSG encaminhou ofício para a Polícia Federal solicitando esclarecimentos sobre a operação. Enrre eles a investigação quer saber quantos agentes havia na operação, número de veículos blindados, embarcações e qual era o objetivo da ação.

Manifestação

Familiares e amigos de João Pedro organizam, na tarde desta sexta-feira (22), às 14h, uma passeada pedindo paz. A saída da manifestação será no Rodo de Itaúna, em São Gonçalo, entrada do Complexo do Salgueiro, onde vivia a vítima.

MPF apura possível ocultação de cadáver

A Câmara de Controle Externo da Atividade Policial e do Sistema Prisional do Ministério Público Federal (MPF) solicitou à Polícia Federal no Rio de Janeiro informações sobre a operação que resultou na morte de João Pedro Mattos Pinto, de 14 anos, na segunda-feira (18). Em outro ofício, o órgão colegiado pediu à unidade do MPF no Rio que apure as circunstâncias do crime, inclusive a possibilidade de ocorrência de ocultação de cadáver.

O caso

João Pedro morreu após ser baleado, na tarde de segunda-feira (18), durante operação da Polícia Federal, com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil, na região da Praia da Luz, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. A família atribui aos policiais a responsabilidade pela morte.

Após ser baleado, o jovem foi socorrido de helicóptero pelos policiais e levado ao Grupamento de Operações Aéreas (GOA), na Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro. Nenhum responsável foi autorizado a acompanhar o atendimento, e ficaram sem notícias até encontrarem o corpo do jovem no IML de São Gonçalo, na manhã de terça-feira (19).