Ônibus invade estação no BRT e deixa feridos no Rio

Coletivo teria tentado desviar de viatura - Foto: Reprodução/Redes sociais

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um ônibus articulado do BRT do Rio de Janeiro invadiu a Estação Interlagos, na Avenida das Américas, altura do número 10.600, Zona Oeste do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (3). 15 pessoas ficaram com ferimentos leves.

De acordo com informações das autoridades locais, o coletivo colidiu com a estação ao desviar de uma viatura da Polícia Militar que teria tentado entrar na faixa exclusiva. O Corpo de Bombeiros prestou socorro aos feridos.

De acordo com o Centro de Operações Rio, o acidente causou bloqueios em ambas as pistas centrais, na altura do BRT Interlagos.

A concessionária que administra o BRT informou que a estação Interlagos, do corredor Transoeste, está fechada, por conta do acidente. Neste momento,a circulação dos articulados tem desvio operacional no trecho.

A Prefeitura do Rio informou que agiu prontamente no local do acidente. Logo depois da ocorrência, equipes de diversos órgãos atuaram no auxílio às vítimas, todas sem gravidade, e na apuração das causas do acidente. Funcionários da Secretaria Municipal de Transportes, CET-Rio, Guarda Municipal, Comlurb e Defesa Civil foram acionados pelo Centro de Operações, que emitiu também alertas à população via redes sociais e aplicativo.

A rede municipal de saúde atendeu seis pessoas com ferimentos leves. E uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos foi ao Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, para prestar apoio a vítimas e familiares. Reboques da CET-Rio foram usados para remoção do ônibus articulado do BRT. Guardas municipais atuaram no controle do trânsito no local.

Agentes da Secretaria Municipal de Transportes fizeram o primeiro isolamento da estação atingida e deram o apoio inicial às vítimas e ao motorista, que agiu de maneira prudente, preservando a vida dos passageiros, ao desviar de uma viatura da PM que acessou a pista do BRT de forma repentina.

"A Prefeitura atuou de maneira articulada, por meio de coordenação de esforços, nesse acidente que, por cautela do motorista do BRT, não teve consequências desastrosas. Isso mostra a importância de manter em dia os cursos de reciclagem e de direção defensiva dos condutores do sistema. Hoje, o Edinaldo foi um herói e resguardou a vida de cerca de 50 cariocas que se deslocavam em um dia comum pela cidade. Por fim, as equipes agiram rápido, concluindo a remoção do articulado envolvido na colisão, que não provocou maiores danos à estação Interlagos, às 14h", disse o subsecretário de Transportes, Allan Borges, que permaneceu no local durante a manhã e a tarde.

O governador em exercício Cláudio Castro determinou rigorosa apuração sobre o acidente. O Grupo de Busca e Salvamento, da Defesa Civil, e o Quartel do Corpo de Bombeiros do Recreio dos Bandeirantes foram acionados para prestar socorro imediato às vítimas.