Clínica de Hemoterapia realiza ações públicas de doação de sangue

Iniciativa ‘Doe Sangue, perto de você’ ocorrerá em São Gonçalo e Niterói, Região Metropolitana - Foto: Divulgação

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Clínica de Hemoterapia de Niterói realizará de até o final do mês de setembro, a campanha ‘Doe Sangue, perto de você’, em parceria com diferentes instituições dos municípios de São Gonçalo e Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. As ações públicas de doação visam aumentar o número de doadores a fim de regularizar os estoques de sangue e atender a todos que precisam.

A diretora médica da Clínica de Hemoterapia de Niterói, Catarina Finkel, explica que a ação pública de coleta de sangue pode ser realizada em condomínios, instituições, entre outros espaços, mediante prévio agendamento. “Já vínhamos trabalhando com esta ideia e a oportunidade de colocá-la em prática se concretizou através da pandemia. A iniciativa, que segue todos os protocolos de segurança do Ministério da Saúde, possui uma criteriosa seleção daqueles que podem doar, atendendo à princípios como, a verificação da quantidade de sangue (hematócrito e hemoglobina) passível de doação, sem prejuízo ao doador, além da avaliação clínica de outros riscos possíveis”.

Os interessados em participar de um dos dias de coletas poderão agendar um horário conforme programação abaixo. Entre as medidas preventivas necessárias estão a lavagem e higienização das mãos com álcool gel; distribuição de máscara para os doadores, e a higienização regular de assentos e quaisquer outros elementos físicos, além de orientações aos doadores.

“A campanha ‘Doe Sangue, perto de você’ é um importante instrumento de solidariedade e ampliaremos a ação para os próximos meses, ainda em fase de captação de instituições para o mês de setembro”, finaliza a Dra. Catarina Finkel.