MPRJ realiza operação contra milícias que disputam territórios em Duque de Caxias

Ex-tabelião de Búzios é preso por crime de crime de concussão - Foto: Reprodução da Internet

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), em conjunto com a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) realiza a Operação Prospera nesta quinta-feira (8) para cumprir 25 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão contra uma milícia que atua em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A ação conta com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ).

A investigação que durou cerca de um ano e meio e foi conduzida pela 60ª DP, constatou que os denunciados integram milícias dedicadas a praticar extorsões, homicídios, roubos, furto qualificado e outros delitos em Saracuruna, Jardim Primavera, Vila Urussaí e adjacências. Segundo a denúncia apresentada pelo GAECO/MPRJ à Justiça, eles impõem o terror a todos que vivem e tiram o seu sustento na região. Foram dezenas de denúncias anônimas repassadas pela comunidade à 60.ª DP, o que demonstra a angústia e o estado de medo vivido pelos moradores.

A ação penal descreve a existência de três núcleos distintos que disputavam os territórios entre si de forma sangrenta. O primeiro deles era chefiado por Márcio Henrique Idalgo Rodrigues dos Santos, vulgo MH, o segundo por um indivíduo conhecido por "Careca" e o terceiro por João Victor do nascimento Faria Soares. Além das lideranças, os demais integrantes eram responsáveis pelas extorsões contra comerciantes, moradores, motoristas, mototaxistas ou outros prestadores de serviço, além das funções de motorista e segurança da organização criminosa.

A denúncia foi recebida e os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Criminal de Duque de Caxias.