Museu do Amanhã: licitação publicada em 15 dias

Adolpho Konder, novo secretário de cultura do Rio, assina o livro de posse ao lado de Crivella - Foto: Lucas Benevides

Política
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Adolpho Konder, novo secretário de Cultura do município do Rio anunciou, na manhã desta segunda-feira (2), que uma de suas primeiras medidas na pasta será promover a licitação de concessão do Museu do Amanhã, que fica no Centro. A declaração foi feita em cerimônia de posse no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. A concessão vigente do Museu do Amanhã teve início em 2017 e vai até novembro deste ano.

"O Museu do Amanhã, já conversei com o subsecretário de Fazenda e Patrimônio e em 15 dias este edital estará publicado. Os outros equipamentos, também estamos estudando, como por exemplo, a viabilidade econômica do Imperator. Nesta semana, provavelmente vai estar sendo feita a licitação. Sobre o MAR, nós precisamos de um tempo para fazer um estudo de viabilidade econômica e estudarmos uma forma de concessão", afirmou Konder.

O recém empossado no cargo também divergiu das declarações da última titular da pasta municipal, Mariana Ribas, que ao pedir demissão da administração municipal, chegou a afirmar que não havia recebendo os recursos necessários para a cultura carioca. Konder, no entanto, afirma que o orçamento para a cultura é adequado.

"Estive sexta-feira estudando o orçamento, não vejo desafio nenhum. Na verdade, temos que usar a criatividade da cultura para poder multiplicar esse orçamento. Anualmente, são feitos apenas de renúncia de ISS R$ 50 milhões para a Cultura. A gente precisa saber dividir bem esses recursos e poder também pensar em parcerias com a iniciativa privada, com a sociedade civil organizada, com os produtores de cultura. Este é o desafio de juntar todos de mãos dadas. A crise não é só da cidade do Rio de Janeiro, é uma crise do país. Não é diferente na cultura", afirmou.

Mariana Ribas, ex-secretária de cultura do Rio, foi anunciada no último mês como pré-candidata do PSDB para a Prefeitura do Rio nas eleições do próximo ano.

Logo após a cerimônia de posse de Konder, Marcelo Crivella (PRB), prefeito do Rio, afirmou que o novo secretário tem tudo para fazer "uma grande administração". Crivella também revelou um pedido para que outras atividades, que em um primeiro momento podem ser vista como pequenas, quando comparadas ao carnaval, por exemplo, tenham atenção especial.

"Adolpho Konder, nosso novo secretário de Cultura na cidade do Rio, tem todas as condições, prerrogativas para fazer uma grande administração. [...] Nestes dois últimos anos, tivemos públicos recordes, tanto no carnaval, quanto na Cidade das Artes, como nos museus, como também em outras atividades privadas, como Rock in Rio, e outros eventos que tem sido um sucesso. Agora, sobre a administração do Konder, terão um sucesso ainda maior. Pedi a ele que se dedicasse também para aquelas não menos importantes expressões da cultura carioca, que são as rodas de samba, os chorinhos, os grupos de poesia, de música gospel e de outras expressões que precisam ter um sistema, um calendário, um fundo de incentivo", afirmou Crivella.

O prefeito também voltou a defender a diminuição dos investimentos da Prefeitura do Rio no carnaval carioca. O prefeito acredita que, como megaevento, a folia consegue gerar recursos por si só.

"Uma coisa é colocarmos milhões, outra coisa é a gente prover para um evento que pode gerar (investimentos) para si. [...] Não tem porque botarmos algo para o carnaval, na área da cultura, e tirarmos de outros lugares", declarou Crivella.

Konder é advogado, com pós-graduação em Ciências Políticas, Gestão Social e Direitos Humanos e mais de 20 anos de experiência como gestor público, Konder destacou a cultura como caminho para a inclusão.

Na oportunidade, estiveram presentes lideranças do município e regionais. Os deputados Márcio Pacheco (PSC), líder do governo na Alerj, Coronel Salema (PSL) e Rodrigo Bacellar (SDD) prestigiaram Konder, que assinou o livro de posse na presença do prefeito Marcelo Crivella (PRB).