PSL 'lava as mãos' sobre o Governo do Rio

Flávio Bolsonaro é investigado por suspeita de lavagem de dinheiro - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Alberto Brizola
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Partido Social Liberal (PSL) no Rio de Janeiro determinou, nesta sexta-feira (27), que seus parlamentares que desejarem, poderão continuar ocupando cargos no governo de Wilson Witzel (PSC). A resolução, tomada após reunião da bancada do partido na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) com o senador Flávio Bolsonaro (PSL), presidente da sigla no estado fluminense, vem após a determinação do parlamentar, da última segunda-feira (16), que anunciou a ruptura com o PSC no Estado do Rio e a transição do partido para a oposição no Legislativo. Ainda na semana passada, o senador chegou a afirmar que os parlamentares que ocupavam cargos no governo deveriam deixá-los, sob pena de serem expulsos do partido do Presidente da República.

LEIA: Flávio Bolsonaro: 'Nossa oposição será ao projeto político escolhido pelo governador Wilson Witzel'.

"Como nunca houve qualquer influência do PSL para ocupação de cargos no governo do Estado, a permanência nos mesmos fica a critério dos filiados do PSL que os ocupem", diz trecho da nota divulgada por Dr. Serginho (PSL), líder do partido na Alerj.

Entretanto, o clima está longe de ser pacífico entre as siglas, que caminharam lado a lado nas eleições de 2018. Na mesma nota que concede certa liberdade aos parlamentares e flexibiliza a última determinação de Flávio Bolsonaro, Dr. Serginho classifica Witzel como ingrato. A bancada também "lavou as mãos" sobre os rumos do governo estadual.

"Ante a ingratidão do governador e a falta de reconhecimento da importância do PSL para sua eleição, a bancada reafirma sua condição de independência e não se sente mais responsável pelas decisões e rumos do governo estadual. [...] O senador Flávio Bolsonaro reafirma seu compromisso sagrado com a população do Rio de Janeiro, que contará sempre com o PSL e o governo Bolsonaro, em especial para a recuperação do Estado", complementa a nota divulgada pela bancada do PSL.

Degraus artísticos na Alerj

O Palácio Tiradentes volta a ser palco, neste fim de semana (28 e 29 de setembro) do espetáculo "Degraus", realizado pelo Grupo Sats, a partir das 10h. A apresentação poderá ser vista pelo público até o dia 6 de outubro, na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sempre aos sábados e domingos. A montagem é uma ação em dança que usa escadarias públicas para pensar o corpo em situações de risco, queda e fracasso.

Vagas para especialização

Professores de ciências do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, de todo o país, poderão concorrer a vagas em especialização à distância, gratuitas, em 19 instituições de ensino superior públicas federais e estaduais. As vagas são oferecidas pelo programa Ciência é 10, cujo edital será lançado no dia 30 de setembro, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O início das aulas está previsto para fevereiro de 2020. As inscrições devem ser feitas nos sites das instituições participantes.

3.920 vagas

Ao todo, serão abertas 3.920 vagas para todo o país. A expectativa é que mais de 400 mil alunos sejam beneficiados pela iniciativa. O curso de especialização será dividido em três módulos, com carga total de 480 horas, ou seja, 18 meses.

Crivella entrega lares na Zona Oeste

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, entregou nesta sexta-feira (27), o Registro Geral de Imóveis (RGI) para 290 famílias do condomínio Residencial Porto Seguro, em Santa Cruz, Zona Oeste da cidade. O documento garante a propriedade dos apartamentos. Os prédios, com 300 unidades distribuídas em 15 blocos, foram inaugurados em 2017. "Não importa se esse apartamento é uma mansão ou não. O que importa é que ele agora é de vocês", afirmou Crivella.

Centro de Pesquisas

Representantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste) vão se reunir com setores da Petrobras, de secretarias do Governo do Estado e instituições federais em outubro para iniciarem discussões sobre a criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do setor de gás.

Capacitações

O objetivo é promover maior capacitação de profissionais da região para que tenham a oportunidade de empregos e salários mais elevados. Principalmente com a retomada das obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, que vive uma crise desde 2014.

Parceria pela sustentabilidade

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), e o Rock in Rio instalarão 14.600 painéis solares em 210 escolas públicas. A iniciativa permitirá que toda economia gerada pelos painéis seja 100% revertida para as unidades de ensino pelos próximos 25 anos. Do total de equipamentos, 200 serão instalados pelo Governo do Estado e dez pela organização do Rock in Rio. "A parceria do Estado com o Rock in Rio para a instalação de painéis solares em escolas estaduais garante não apenas a modernização das unidades, mas também a economia dos recursos públicos", declarou o governador Wilson Witzel.

Petrópolis sedia simpósio

Após sediar 1 ª Jornada de Alergia Alimentar da Região Serrana, neste mês, Petrópolis receberá o 2º Simpósio de Mastologia, no dia 19 de outubro. A organização é da faculdade de Medicina da cidade e da regional fluminense da Sociedade Brasileira de Mastologia.

PRA VOCÊ PENSAR

"Difícil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se mais ama. Eu desisti, mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, e sim por não ter mais condições de sofrer".

Bob Marley