Alerj quer contribuir com Carnaval 2020

A capacidade diária é de 70 mil pessoas nas arquibancadas e camarotes. - Foto: Douglas Macedo

Política
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira (27), a formação de uma comissão da Casa Legislativa para discutir o desfile da Marquês de Sapucaí, no carnaval do próximo ano. A iniciativa, do deputado estadual Paulo Bagueira (SD), se deu após indicações, por meio de notas oficiais, tanto de Marcelo Crivella (PRB), prefeito do Rio, quanto de Wilson Witzel (PSC), chefe do Executivo Estadual, de que o Sambódromo ficaria sob a tutela do governo do estado.

No mesmo dia que a iniciativa foi instituída no Legislativo fluminense, Crivella, no entanto, voltou atrás sobre a estadualização do Carnaval. O prefeito anunciou, também nesta quinta-feira (27), que o Sambódromo continuará com o Executivo carioca no Carnaval 2020. Isto foi possível após um encontro entre Jorge Luiz Castanheira, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), e Marcelo Alvez, presidente da Riotur, que formalizaram um acordo de cessão, à nível municipal, do Sambódromo.

Embora tenha sido pego de surpresa, Bagueira afirmou que ainda é legítimo a participação de sua comissão, aprovada em plenário, para "a mais importante manifestação de cultura popular do país".

"No mesmo dia que aprovamos a comissão especial para discutir o desfile da Marquês de Sapucaí, o município do Rio, através da imprensa, anuncia que fará um convênio com a Liesa para gerir o desfile. Queremos dar a nossa contribuição para que a mais importante manifestação de cultura popular do país, que é o desfile das escolas do Rio, continue a sua trajetória de sucesso e admiradas em todo o mundo, continuando a gerar não só alegria, como emprego e renda", declarou Bagueira.

Estadualização

Em agosto deste ano, em nota à imprensa, o Governo Estadual informou sobre o acerto com a Prefeitura do Rio para a passagem da administração do Sambódromo do Rio de Janeiro para o governo. Em junho, Crivella e Witzel já haviam antecipado que haveria uma parceria entre os executivos sobre o tema. Na nota, o governo afirmou que "O objetivo do governo estadual é que o espaço seja utilizado durante o ano inteiro, e não apenas no Carnval", diz o texto.

Ainda não existem mais informações sobre os termos do acordo entre Liesa e Prefeitura do Rio.