Vereadores apoiam movimento Outubro Rosa

Vereadores falaram sobre o Movimento Outubro Rosa em conscientização ao combate ao câncer de mama - Foto: Divulgação

Política
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Durante sessão ocorrida na manhã desta quinta-feira na Câmara Municipal de Maricá, os vereadores falaram sobre o Movimento Outubro Rosa em conscientização ao combate ao câncer de mama. O vereador Dr. Felipe Auni (PSD) salientou a necessidade de prevenir a doença e disse que é importante fazer autoexame. O vereador Chiquinho (PP) relembrou uma indicação de sua autoria solicitando a construção de uma Casa Rosa, em Maricá, para atender, especialmente, às mulheres.

Em resposta, o vereador Dr. Felipe Auni explicou que durante a 9ª Conferência Municipal de Saúde foi abordada a necessidade de um espaço específico para mulheres e que na ocasião foi anunciado que a cidade terá o Hospital da Mulher. A unidade ganhará o nome de Dr. Albertinho em homenagem a um grande médico do município falecido este ano.

Segurança e Saúde – O tema Segurança Pública foi, novamente, bastante discutido pelos parlamentares durante a sessão. O vereador Dr. Richard (PT) informou falou sobre Mensagem 17, do Poder Executivo, que prevê a extinção da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito para a criação da Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional.

O vereador Fabiano Novaes (DEM) parabenizou os policiais militares que prenderam quatro pessoas suspeitas de crimes na Estrada dos Cajueiros, em Itaipuaçu. Ele falou da importância de fazer o entrosamento entre policiais do Proeis com os militares da 6ª Cia de policiamento. O vereador Dr. Felipe Auni sugeriu a criação de uma comitiva de representantes dos poderes Legislativo e Executivo para tentar conversar com o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar. O vereador Ricardinho Netuno (Patri) informou que recebeu uma comissão que discute e busca melhorias para pessoas com Lúpus. Ele pediu celeridade na tramitação de um PL de sua autoria de institui a Política Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Lúpus.

Infraestrutura e Eventos – O vereador Tatai (PTB) pediu atenção da prefeitura quanto a um esgoto vazando no setor A do Condomínio Santa Paula no bairro de mesmo nome. O vereador Rony Peterson (PR) falou das cobranças feitas à Enel durante reunião realizada na terça-feira no plenário da Câmara. O vereador Felipe Paiva (PC do B) convidou a todos para a “Cãominhada” que será realizada neste sábado, às 9 horas, na Lona Cultura Marielle Franco, na Barra. Ele explicou que serão doados filhotes e haverá aulas de adestramento de animais domésticos.

Ordem do Dia – Foi votada moção de autoria do vereador Ricardinho Netuno, a Atleta Gabriella Mattos Villar. Foi concedida moção de congratulação pelo vereador Marcinho da Construção a Kelly Nery pelo trabalho exercido na Saúde de Maricá.