Witzel apresenta Programa Rio Capital da Energia a investidores

Witzel apresenta Programa Rio Capital da Energia a investidores, em Londres - Foto: Philippe Lima / Divulgação

Política
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governador Wilson Witzel e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Lucas Tristão, apresentaram o novo Programa Rio Capital da Energia e o atual ambiente de negócios fluminense a empresários britânicos das áreas de energia e infraestrutura, além de gestores de fundos de investimento. A reunião foi realizada nesta terça-feira (5), na Embaixada do Brasil em Londres.

“Com os investimentos que fizemos ao longo desses primeiros meses de governo em áreas como desenvolvimento, turismo e segurança, o Rio de Janeiro se tornou um grande celeiro de oportunidades. Mostramos aos empresários da Inglaterra que hoje há um ambiente seguro para a realização de investimentos. O nosso governo está de portas abertas para receber mais negócios, garantindo desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda para a população fluminense”, afirmou Witzel.

Lançado no último dia 28 de outubro, o Rio Capital da Energia vai consolidar o Estado do Rio de Janeiro como referência em segurança no abastecimento nacional e protagonista na transição energética do Brasil para uma matriz mais diversificada. O programa ajudará também a aumentar a competitividade do custo da energia e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Na apresentação, foram destacadas a participação do Estado do Rio na produção nacional de petróleo (76%) e gás (57%), as expectativas de crescimento dos setores para as próximas décadas, com o aumento de 96% e 70% da produção de petróleo e gás, respectivamente, e as rodadas de licitações. Também foi apresentada a carteira de investimentos industriais, que somam cerca de US$ 4,5 bilhões até 2023, com empreendimentos como o Comperj, Terminal Portuário de Macaé e Complexo do Açu.

O Novo Mercado de Gás foi outro tema do encontro. O Rio de Janeiro aprovou uma série de mudanças na regulamentação da comercialização e distribuição de gás natural. A abertura do mercado garantirá a atração de novas empresas e permitirá a redução de tarifas.

A capacidade do estado de produzir energia nuclear, a recuperação e expansão da indústria naval e o potencial do Rio de Janeiro em fornecer energias solar, eólica e biogás também foram destacados no encontro.

“Na reunião com os investidores ingleses, demos um panorama dos investimentos no estado, que vai atrair nos próximos dez anos US$ 250 bilhões em investimentos, principalmente com a exploração e produção de óleo e gás e toda sua cadeia. Os empresários se mostraram interessados e a expectativa para novos negócios é boa”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais.

Participaram da reunião empresas como Aroeiras Salles Advogados, Basel Seguros, Brennan & Partners, Brazilian Chamber, Dial Partners LLP, FMA Limited, Manulife Asset Management e Pimco.

Visita à Autoridade de Projetos de Infraestrutura

Na tarde desta terça-feira, o governador visita a Autoridade de Projetos de Infraestrutura para trocar experiências sobre o desenvolvimento do setor.