Axel Grael oficializa filiação ao PDT

Axel Grael, ao lado do deputado Paulo Bagueira (E), do prefeito Rodrigo Neves, e do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, se filiou ontem ao partido - Foto: Alex Ramos

Política
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Atual secretário de Planejamento de Niterói, Axel Grael, oficializou nesta quarta-feira (29) a troca do Partido Verde (PV) para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). A filiação de Axel se dá por conta de sua indicação para a sucessão de Rodrigo Neves na próxima eleição municipal, que ocorre em outubro. Além do engenheiro ambiental, a chapa terá o deputado estadual Paulo Bagueira (Solidariedade), que não trocará de legenda, como candidato a vice-prefeito. A solenidade realizada no diretório do PDT Niterói, no centro,  contou com a presença do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.

"Axel Grael é um nome de história, respeito e responsabilidade e ao mesmo tempo não deixa de ser uma novidade. Vai ser um continuador de gestão, um homem experiente e honrado. Não conheço alguém sério que não respeite a seriedade, a coerência, a lealdade e a competência do Grael", destacou o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que ainda elogiou o trabalho e gestão de Rodrigo Neves. "Rodrigo hoje é uma referência para o PDT, para o Brasil e mundo".

Com a sede do diretório lotada, o prefeito Rodrigo Neves, destacou a importância da militância do partido na história do pais, além de relembrar principais conquistas de seus mandatos ao lado do nome que escolheu para sucessor. 

"Estou muito feliz hoje por estar aqui neste evento de filiação do meu amigo Axel. É o nosso novo filiado ao PDT e o nosso pré-candidato a prefeito. Com esse pré-candidato eu tenho certeza que em outubro vamos ganhar a eleição. O Axel é um orgulho para todos nós e está absolutamente preparado, porque fez 'doutorado' em Niterói na prefeitura durante esses 8 anos", ressaltou Neves. 

O pré-candidato Axel Grael, que no primeiro mandato Neves foi seu vice-prefeito também trabalhou no segundo governo Brizola (PDT). Na época, desenvolveu projetos com o senador Darcy Ribeiro.

"É um grande orgulho para mim e com certeza para o Bagueira, que os nossos nomes tenham sido apontados como os que mais representariam essa pré-candidatura, onde vamos construir juntos a militância do PDT, vamos construir juntos com as lideranças comunitárias de Niterói. Será um governo de continuidade, mas também de inovação e novos caminhos que a população de Niterói vai apontar para gente", destacou. 

Grael venceu uma disputa interna na base do governo entre a secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer; Chico D’Angelo (PDT); Waldeck Carneiro (PT); Comte Bittencourt (Cidadania) e Paulo Bagueira (SDD), que se tornou vice na chapa.

"Não é a primeira vez que entro neste diretório. Eu fico muito feliz porque foi no início da minha vida pública e meu primeiro mandato como vereador. E hoje estou aqui ao lado do presidente nacional na filiação de um grande companheiro. Eu saio daqui com muitas lembranças, aqui eu fiz três mandatos como vereador e iniciei a minha vida pública. Quando o líder da cidade, Rodrigo Neves, veio para o PDT eu fiquei muito feliz", comentou Bagueira.

Esteve presente o deputado federal Chico D'Angelo, que compôs a mesa do diretório, a deputada estadual Martha Rocha, o ex-vereador de São Gonçalo Marlos Costa, entre outras autoridades.  O evento reuniu representantes do PDT e partidos apoiadores de vários municípios, além de pré-candidatos a prefeitos e vereadores, autoridades municipais e lideres de movimentos. 

A pré-candidatura de Axel Grael foi anunciada na última segunda-feira (27) pelo prefeito Rodrigo Neves, durante coletiva de imprensa. A chapa deve contar com as alianças de partidos, como PDT, PPS, SDD, PP, PSdoB, PT, PSB, Patriotas e Partido Avante. O lançamento oficial da chapa acontece no mês de julho.