Supremo Tribunal Federal repudia ataque ao prédio da Corte

Em nota, ação é classificada como ataque a todas as instituições democraticamente constituídas - Foto: Reprodução/Redes sociais

Política
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Supremo Tribunal Federal se posicionou sobre o ataque sofrido, na noite de sábado (13), quando manifestantes lançaram fogos de artifício contra o prédio da Corte. Em nota, divulgada neste domingo (14), e assinada pelo presidente Dias Toffoli, o STF repudiou o fato.

O texto classifica a ação como um ataque a todas as instituições democraticamente constituídas. Além disso, a Suprema Corte afirma que essas atitudes têm sido reiteradas e estimuladas por uma minoria da população e por integrantes do próprio Estado.

O ataque foi gravado em vídeo pelos próprios autores. Eles também proferiam palavras de ordem e até mesmo ameaças contra o STF. A princípio, a ação não causou danos ao edifício.

Leia a nota do STF na íntegra

Infelizmente, na noite de sábado, o Brasil vivenciou mais um ataque ao Supremo Tribunal Federal, que também simboliza um ataque a todas as instituições democraticamente constituídas.

Financiadas ilegalmente, essas atitudes têm sido reiteradas e estimuladas por uma minoria da população e por integrantes do próprio Estado, apesar da tentativa de diálogo que o Supremo Tribunal Federal tenta estabelecer com todos, Poderes, instituições e sociedade civil, em prol do progresso da nação brasileira.

O Supremo jamais se sujeitará, como não se sujeitou em toda a sua história, a nenhum tipo de ameaça, seja velada, indireta ou direta e continuará cumprindo a sua missão.

Guardião da Constituição, o Supremo Tribunal Federal repudia tais condutas e se socorrerá de todos os remédios, constitucional e legalmente postos, para sua defesa, de seus Ministros e da democracia brasileira.

Inquérito das Fake News

O STF tem estado em evidência nas últimas semanas, e um dos motivos é a operação da Polícia Federal, deflagrada no dia 27 de maio, para cumprir mandados de busca e apreensão contra apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, além de intimar deputados governistas a prestarem depoimento, sob suspeita de propagar informações falsas e ataques à Corte pela internet.