TRE reinicia julgamento que pode tornar Crivella inelegível

Crivella fez ainda um apelo para que o governo federal libere o saque do FGTS de algumas categorias - Foto: Reprodução de vídeo / Prefeitura do Rio

Política
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) retoma, na tarde desta quinta-feira (24), o julgamento que pode tornar o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, inelegível até 2026.

Na última segunda-feira (21), a maior parte dos desembargadores votou pela inelegibilidade do prefeito do Rio. No entanto, o desembargador Vitor Marcelo Rodrigues pediu uma análise mais detalhada do processo e adiou a decisão para esta quinta.

A votação pela inelegibilidade se deve a um evento na Comlurb, na quadra da Estácio de Sá, em que Marcelo Hodge Crivella, filho de Crivella, foi apresentado como pré-candidato a deputado aos funcionários da companhia de limpeza urbana do município, que foram levados até o local em carros oficiais da companhia. O prefeito é acusado de abuso de poder político e conduta vedada durante a reunião. A ação contra Crivella foi movida pelo PSOL e pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE).

O Ministério Público Eleitoral pede que Marcelo Crivella perca os direitos políticos até 2026. Ele é candidato à reeleição e pode concorrer levando o caso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a assessoria do prefeito, independentemente do resultado, ele vai seguir todos os trâmites e, em caso de um resultado negativo, vai entrar com um recurso dentro do prazo estabelecido.