Na tarde desta terça-feira (29), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) escolhe os cinco deputados que vão fazer parte do tribunal misto que irá julgar o pedido de impeachment do governador afastado Wilson Witzel (PSC).
Na segunda-feira (28), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) sorteou os cinco desembargadores que também vão fazer parte do tribunal misto. Foram eles: Teresa de Andrade Castro Neves, José Carlos Maldonado de Carvalho, Maria da Glória Bandeira de Mello, Fernando Foch de Lemos Arigony da Silva e Inês da Trindade Chaves de Melo.
Inicialmente, o tribunal definirá se Witzel deve ser afastado do cargo. Em seguida, se ele cometeu crime de responsabilidade e se deve perder os direitos políticos.
Wilson Witzel já está afastado do cargo por decisão do ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Após a escolha dos deputados pela Alerj, o tribunal misto irá nomear, por sorteio, relator do processo, que poderá ser um deputado ou um desembargador. Logo após a definição, Witzel será notificado e tem 15 dias para se defender.
Com a apresentação da defesa, o relator vota se é contra ou a favor da instauração do processo, e o tribunal misto vota se afasta ou não o governador.
A comissão terá até 180 dias para conclusão sobre o pedido de impeachment, com prazo estimado de 120 dias para conclusão.
Alerj define nesta terça os cinco deputados que vão julgar pedido de impeachment de Witzel

Alerj define nesta terça os cinco deputados que vão julgar pedido de impeachment de Witzel - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura