Parecer favorável à inelegibilidade

Solange Almeida possui condenação por improbidade administrativa - Foto: Reprodução/Redes sociais

Política
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A ex-prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida (PTC), teve parecer contrário a recurso contra indeferimento de sua candidatura nas eleições deste ano. Ela possui condenação na Justiça por improbidade administrativa e lesão ao erário e foi enquadrada na Lei da Ficha Limpa.

Inicialmente, Solange foi considerada inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), após ação movida pela Comissão Provisória Municipal do Partido Avante. Ela recorreu. A Procuradoria Regional Eleitoral, através da procuradora regional eleitoral substituta, Neide Cardoso de Oliveira, deu parecer contrário ao recurso.

"Para esta Procuradoria Regional Eleitoral, a interpretação mais razoável, tomando por base o critério lógico sistemático, e até mesmo o principio lógico, é de que a referida causa de inelegibilidade não depende da ocorrência concomitante de lesão ao patrimônio público e de enriquecimento ilícito", diz o texto.

O recurso ainda será julgado pelo TRE-RJ. De acordo com a plataforma de divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o nome de Solange constará nas urnas. Em caso de confirmação da inelegibilidade, os votos atribuídos a ela seriam considerados nulos.