Trilhas

Casado há 11 anos, Eduardo da Hora faz as trilhas sempre acompanhado da esposa - Foto: Arquivo Pessoal

Revista
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No geral, existem dois tipos de experiência em trilhas off-road. Uma delas é a de Dificuldade, como a aventura na Serra da Bocaina (SP), quando Eduardo passou por muita lama e erosões em 2012. Uma trilha que levaria umas 8 horas, por causa de uma chuva de 40min, aumentou o tempo do percurso para 27 horas, sem parar para descansar. Outro tipo de experiência é a Adrenalina de Beleza, como uma viagem à Serra da Canastra (MG), que Eduardo considera a “Disney” do off-road.

“Fiz essa última no carnaval deste ano. Possui muitas trilhas e paisagens cinematográficas. Cada cachoeira mais bonita que a outra, e o melhor: tudo é muito bem-conservado. É de lei levar minha família para os deslocamentos. Sou casado há 11 anos e tenho um filho de 14. Sempre estamos juntos nas trilhas e viagens. Tenho um jipe Troller 2005, carro que uso para tudo. É minha ferramenta de trabalho, mas uso no dia a dia também. Esse jipe é parte de mim. Sei que vai dar ruim em casa, mas prefiro passar um dia dentro dele, vagando pelas roças do estado, do que um dia dentro de casa. Lógico que junto com minha família”, brinca Eduardo, lembrando que, nos últimos anos, foi preparando melhor o jipe: colocou pneus maiores, guincho, bloqueio de diferencial, conforto interno. “No levantamento do Rally Carioca, passo mais de 10h por dia dentro dele. Só falta um coisa: bloqueio no diferencial dianteiro. Aí vou poder falar que ele está completo”.

Nos off-roads pelo Brasil, uma coisa é certa: a aventura e a diversidade. Famílias e pessoas solteiras com amigos convivem em clima de animação, principalmente após superar obstáculos e desafios. É fácil fazer amizade! Para a comerciante Juliana, significa estar em paz com o interior, pois não existem diferenças (raça, financeira, crença, profissão, estética).

“Nada importa quando se está em uma trilha. Ninguém se conhece, e isso não faz a menor diferença. É encantador, após uma curva escura, cheia de pedras e barrancos, você se deparar com o mundo de Nárnia (como nosso amigo Dudu sempre diz ao rádio quando estamos chegando ao nosso destino) – deslumbrante, com lindas montanhas, pássaros, borboletas, cachoeiras... Ah, fora que alguns proprietários das fazendas disponibilizam suas terras para passarmos sem nenhum problema e ainda nos convidam para um café. Na verdade, não tem tecnologia e nem lente de câmeras que retratem o que nossos olhos realmente podem ver”, ressalta Juliana.

Para a novata Edilaine Vilar Kirk, de 43 anos, a compra do Suzuki Jimny Branco 4Sport foi a realização de um sonho. A professora de língua portuguesa explica que ela acabou ficando perdida em meio aos acontecimentos da vida adulta, mas, após passar por dois momentos dramáticos, fez um esforço e voltou a olhar para aquela menina sonhadora. Na hora, lembrou de algo que desejou muito e poderia trazer a ela a vitalidade que necessitava.

“Passei por duas perdas muito dolorosas. Meu pai faleceu e, após recuperada da tristeza da perda, descobri que precisava fazer uma cirurgia que me incapacitou de engravidar novamente, sonho que ainda mantinha, mesmo já passando dos 40 anos. Novamente mergulhada numa tristeza sem fim, comecei a pensar na minha filha, que precisava de mim. Decidida a dar a volta por cima, pensei: ‘se eu voltasse na minha infância, o que eu estaria querendo fazer agora?’. Me imaginei no meu jipe branco. Levantei da cama na hora e corri para as concessionárias que ficavam perto da minha casa. Comprei no mesmo dia. Dei tchau ao meu Peugeot sem dó! Com uma semana, carro novinho, eu já estava fazendo trilha... Entrei nas redes sociais e saí adicionando todos os grupos de off-road que apareciam e as trilhas foram surgindo. Foram muitas, nem lembro. Eu só vou...”, diverte-se a moradora de Piratininga, que, normalmente, frequenta passeios leves: “Não tenho experiência, mas curto a paisagem, a energia do pessoal ajudando um ao outro, a estrada de chão, o poder estar onde muitos carros não conseguem chegar. Podemos estar em praticamente qualquer lugar”.