SG: tratamento para HIV e hepatite C

Tratamento para HIV e hepatite C em São Gonçalo - Foto: Divulgação

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

São Gonçalo foi o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a receber o equipamento de carga viral rápida para HIV e hepatite C. Encaminhado pelo Ministério da Saúde, o aparelho possui uma técnica de alta sensibilidade que detecta e quantifica a carga viral, ou seja, o material genético do vírus, e baseado nesse resultado é que o médico infectologista avaliará se o paciente está respondendo ao tratamento. Com a nova aquisição, os resultados que antes levavam 15 ou 20 dias, serão obtidos no mesmo dia do exame. E para operar o aparelho, a equipe técnica do programa IST, AIDS e hepatites virais, da Secretaria de Saúde, está em fase de treinamento junto à Cepheid, empresa responsável pelo sistema.

"Acreditar que a atenção primária à saúde é o princípio de toda organização da Rede de Assistência do município, nos promoveu o entendimento que deveríamos agregar todos os conhecimentos e parcerias para produzirmos uma saúde de qualidade à nossa população. Toda essa preocupação foi observada pelo Ministério da Saúde e o Estado do Rio de Janeiro, que sensíveis a todo nosso trabalho e o volume de munícipes que seriam beneficiados com o equipamento, nos fez ser o primeiro município do Estado do Rio de janeiro a receber o equipamento de carga viral rápida. Agradeço ao prefeito José Luiz Nanci, à chefe de Gabinete, Eliane Gabriel, Ministério da Saúde e ao Estado por investir conosco na saúde de nossa população e no treinamento de nossas equipes, entendendo que o desfecho será sempre uma qualidade de vida sustentável para a sociedade", disse a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora.

Atualmente, através dos três Serviços de Atendimento Especializado (SAEs), localizados na Clínica Municipal do Barro Vermelho, Polo Sanitário Hélio Cruz e Clínica Municipal Zerbini, o município possui 3.876 pacientes soropositivos em tratamento utilizando o coquetel antirretroviral. O novo aparelho funcionará na Clínica Municipal do Barro Vermelho e atenderá todos os pacientes em tratamento.

"Um dos objetivos do novo equipamento é guiar o início do tratamento com medicamentos em novos pacientes, inclusive gestantes e crianças. Com isso, temos um prognóstico muito bom dos pacientes que iniciam o tratamento e assim podemos intervir o mais precocemente possível!", destacou Evelin Mendonça, coordenadora do programa municipal Ist/AIDS.

Em média, semanalmente, São Gonçalo realiza 200 atendimentos de testagem rápida, acolhendo moradores de São Gonçalo e regiões vizinhas como Maricá, Itaboraí e Niterói. De acordo com levantamentos do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), a maior incidência de casos de HIV é de jovens entre 15 e 29 anos, com uma média de 13 a 17 casos por semana.

De acordo com Nayra Soares do Amaral, especialista de aplicações da Cepheid, e quem realizou o treinamento junto à equipe técnica, uma das missões da empresa é descentralizar esse tipo de tecnologia, possibilitando que mais pessoas tenham acesso a um sistema inteligente e moderno de cuidado.

"O aparelho consegue avaliar a resposta ao tratamento baseado nesse teste que se chama carga viral. Ele tem a capacidade de realizar quatro testes em uma hora e meia. Esse teste é feito após o diagnóstico. Em alguns casos o médico só pode iniciar o tratamento após a carga viral. Então, o paciente podendo ter essa possibilidade de já ter um resultado no mesmo dia, isso muda a vida dele!", afirmou.