São Gonçalo amplia pontos de marcação de mamografia

Evento on-line gratuito traz debates e atividades lúdicas sobre câncer de mama - Foto: Arquivo/ EBC

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Buscando ampliar o acesso dos exames de mamografia à população gonçalense neste mês de comemoração pelo Outubro Rosa, a partir da próxima segunda-feira (7), o Espaço Rosa estará dentre os locais para agendamento desse exame, que reforça a prevenção ao câncer de mama. A inciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo, através da Coordenação do Espaço Rosa, tem como objetivo zerar a fila de mulheres que aguardam pelo atendimento na cidade e trazer maior conscientização sobre a importância do procedimento.

“O cronograma é realizar 100 exames ao dia. Com esse novo local de marcação, mais mulheres poderão realizar o exame e se prevenir contra essa doença que vem atingindo cada vez mais pessoas em todo o mundo. Queremos ampliar o número de atendimentos e agilizar o processo de marcação do exame para que mais pessoas, homens e mulheres, tenham acesso”, explica o prefeito José Luiz Nanci.

Além do Espaço Rosa, outros três locais estão agendando a mamografia, são eles: São Gonçalo Shopping, Partage Shopping e Pátio Alcântara (a partir do dia 14). Todos os exames serão realizados no Espaço Rosa e no Centro de Imagem, ambos localizados no bairro Zé Garoto.

O secretário de saúde, Jefferson Antunes, afirma que o resultado dos mutirões são enormes e vantajosos para a própria população. Ainda complementa que as mulheres devem ter atenção em suas próprias mamas, ainda mais se já tiverem casos na família.

“Queremos reforçar a importância de adoção de hábitos saudáveis à postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas, já que diagnosticando precocemente o câncer, existe 95% de chances de salvar a vida da mulher. A principal ferramenta é a conscientização em conjunto com a prevenção”, declara.

O exame de mamografia anual é recomendado às mulheres a partir dos 40 anos. No caso da paciente ter histórico de câncer na família, a realização do exame é indicado a partir dos 35 anos. Para agendar, é necessário levar pedido médico do SUS para o exame, xerox da identidade e CPF, cartão SUS e xerox do comprovante de residência.

Serviço:

Horário: 10h às 17h – segunda a sexta-feira

Espaço Rosa (Localizado em anexo ao Hospital Luiz Palmier) – Praça Estephânia de Carvalho, s/n, Zé Garoto

São Gonçalo Shopping – Av. São Gonçalo, 100, Boa Vista (Loja 236)

Partage Shopping- Av. Pres. Kennedy, 425, Centro - 1º andar (antigo SAC, em frente ao elevador)

Pátio Alcântara – R. Carlos Gianelli, Alcântara (a partir do dia 14/10)