Niterói realiza Campanha de Vacinação contra o Sarampo

Público alvo da campanha são as crianças de 6 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza, a partir da próxima segunda-feira (7), até 25 de outubro, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A iniciativa é uma estratégia para intensificar a imunização na faixa etária de 6 a 11 meses, bem como a atualização da caderneta de vacinação de crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias. O Dia D será realizado no sábado, dia 19, das 8h às 17h, com a mobilização de 550 profissionais de saúde em 54 salas de vacina.

Durante a semana, todas as Policlínicas Regionais, Unidades Básicas de Saúde e Módulos do Programa Médico de Família estarão vacinando, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O público alvo da campanha são as crianças de 6 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias.

“É importante que os pais levem a Caderneta de Vacinação de seus filhos para possibilitar a avaliação da situação vacinal, sendo a vacina a única maneira de proteger os menores do sarampo”, destaca a secretária de Saúde, Maria Célia Vasconcellos.

Prevenção

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda (irritação na pele que se espalha pelo corpo), transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações graves e óbito. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.

Atualmente o Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra o sarampo para crianças de 6 a 11 meses de idade, com uma dose da vacina tríplice viral (dose D), devendo a vacina ser novamente aplicada aos 12 meses (dose 1) e aos 15 meses (dose 2).