IEDE é referência no tratamento de obesidade

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Localizado no centro do Rio de Janeiro, o IEDE conta com equipe multidisciplinar com mais de 120 profissionais de saúde, entre endocrinologistas, psiquiatras, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e assistentes sociais que auxiliam os pacientes a entenderem os motivos de ganharem peso e o tratamento ideal para cada um. São oferecidos exames complementares, acompanhamento nutricional, orientação para exercícios físicos, terapia familiar e individual, e, em alguns casos, pode ser indicada a cirurgia bariátrica, que é realizada, na grande maioria dos casos, no Hospital Estadual Carlos Chagas, que conta com o Programa Estadual de Cirurgia Bariátrica, que realiza cerca de 500 cirurgias por ano.

De janeiro a julho deste ano, o IEDE teve uma média de mais 3,7 mil pacientes que buscaram atendimento ambulatorial nos serviços de endocrinologia. Além do serviço, o instituto também oferece tratamentos contra transtornos alimentares e metabologia; diabetes; e endocrinologia pediátrica. Distúrbios como anorexia nervosa, bulimia nervosa, compulsão alimentar, síndrome de Prader-Willi e também o acompanhamento antes e depois da cirurgia bariátrica fazem parte da rotina dos profissionais de saúde instituto.

A estrutura conta com 13 salas de atendimento, além de um banheiro adaptado e macas para atender às necessidades do grande obeso. O IEDE conta, ainda, com duas enfermarias para a internação em casos de anorexia e bulimia.