Saúde realiza testes rápidos no Dia Nacional de Combate à Sífilis

Testes rápidos serão realizados - Foto: Arquivo/ EBC

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O terceiro sábado de outubro (19), marca a realização do Dia Nacional de Combate à Sífilis. As unidades de Saúde da Atenção Básica de Niterói, que estarão abertas de 8h às 17h para o dia D de vacinação contra o sarampo, também irão realizar uma ampla campanha de prevenção com a oferta de testagem rápida para sífilis. Além disso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) distribuirá materiais educativos sobre a doença.

Nos últimos anos, houve a descentralização dos testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis para todas as unidades de saúde da rede básica de Niterói, tanto para a população geral, quanto no protocolo do pré-natal, ampliando os diagnósticos e o tratamento, como explica a secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos.

“Em 2014 foram feitos 2.995 testes rápidos para sífilis, passando para mais de 18.000 em 2018, um aumento de 500%. Além disso, o tratamento adequado às gestantes diagnosticadas, a aplicação de penicilina benzatina em todas as unidades da rede básica e mudança no critério de definição de casos de sífilis congênita ocorrida em 2017 pelo Ministério da Saúde são outros fatores importantes no combate à doença”, informa a secretária.

De acordo com os dados da FMS, em Niterói, de 2015 a 2018, houve uma redução na taxa de incidência da sífilis congênita, que foi 23,37 casos/1.000 nascidos vivos em 2015, 22 casos/1.000 nascidos vivos em 2016, 18 casos/1.000 nascidos vivos em 2017, e 16,09 casos/1.000 nascidos vivos em 2018. A cidade vem observando queda gradual dos casos de sífilis congênita, o que demonstra que a estratégia de prevenção vem funcionando nos últimos anos, principalmente no pré-natal. O município segue todo o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde para detecção, notificação e tratamento.

A assessora técnica municipal de IST/Aids e Hepatites Virais da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covig), Márcia Santana, destaca que os profissionais de Niterói são capacitados regularmente para atuarem na identificação dos casos de sífilis durante a gestação, diagnóstico precoce, tratamento adequado durante a gravidez, notificação dos casos e consequente prevenção da sífilis congênita.

Panorama Nacional – No Brasil, nos últimos cinco anos, de acordo com o Boletim de Sífilis de 2017 do Ministério da Saúde (MS), foi observado um aumento constante no número de casos da doença em gestantes, sífilis congênita e adquirida. Para prevenir a transmissão vertical da doença, o Governo Federal elaborou a Agenda de Ações Estratégicas para Redução da Sífilis Congênita no Brasil, implantando em outubro daquele ano, como parte da ação, o Projeto Resposta Rápida à Sífilis (2018-2021), e Niterói é um dos municípios incluídos nessa estratégia de combate à enfermidade. Nesse sentido,

Em Niterói, o panorama é semelhante no Estado do Rio de Janeiro. A taxa de incidência de sífilis congênita em Niterói foi 23,37 casos para mil nascidos vivos em 2015; 22/1000, em 2016; 18/1000, em 2017; e 16,09/1000, em 2018. A queda na taxa ao longo desses anos pode ser atribuída ao aumento na oferta de teste rápido de sífilis nos serviços de saúde do município e ao comprometimento dos profissionais envolvidos no enfrentamento da sífilis congênita no pré-natal.

Programação

Na terceira semana de outubro, de 14 a 18 deste mês, foram intensificadas as atividades educativas e a oferta de testagem para sífilis em todas as unidades da rede pública municipal de saúde do município. E ainda dando prosseguimento à programação será realizado o 9º Encontro Municipal Sobre Sífilis, reunindo profissionais da rede de saúde no próximo dia 23, quarta-feira, de 13h às 17h no Auditório João Sampaio, localizado no prédio do Terminal Rodoviário Governador Roberto Silveira (Rodoviária de Niterói), situado à Praça Fonseca Ramos, s/nº, sobreloja, Centro. O tema será: "Sífilis Congênita: mudanças, avanços e enfrentamentos". Os interessados poderão se inscrever pelo site: https://bit.ly/34ZSKuV