Semana do Outubro Rosa promove bate-papo em prol do tratamento do câncer de mama em SG

Público se emocionou com os depoimentos das pacientes e integrantes do grupo - Foto: Divulgação

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, encerrou nesta quinta-feira (31) a Semana do Outubro Rosa com um bate-papo entre funcionários e integrantes do grupo "Unidas Pela Vida", formado por mulheres que passaram ou estão passando pelo processo de tratamento contra o câncer de mama.

Janaina Gimenez e Tathy França falaram sobre a descoberta da doença, os primeiros exames, o início do tratamento, o apoio da família e dos amigos e a retirada do seio (quando necessário).

"Todos falam que sabem o que estamos sentindo e passando. Mas na verdade, não sabem. Imaginam. A descoberta da doença faz você imaginar milhões dr coisas e o tratamento é doloroso. Mas nós estamos aqui para dizer: façam os exames todos os.anos, se cuidem, não se abatam porque a vida é única e temos que lutar por ela", revelaram as amigas.

O público se emocionou, por várias vezes, com os depoimentos das pacientes e integrantes do grupo. "É realmente uma história de lutas e vitórias. Não imaginávamos que o processo era tão complexo. Temos que dar mais valor a vida, abraçar mais a família e os amigos. Aprendemos uma lição de vida aqui", garantiu um grupo de funcionários do setor administrativo do hospital.

O diretor do Heat, João Carlos Arieira, também participou do evento, realizado na área de convivência da unidade, e garantiu que tanto as mulheres quanto os homens devem fazer os exames para prevenção do câncer." O outubro é um mês de referência para as mulheres, assim como novembro é para os homens. Mas os cuidados devem ser tomados a qualquer dia do ano. Um diagnóstico rápido garante logo o início do tratamento e salva vidas", garantiu.

No final do evento, funcionários doaram lenços às mulheres que integram o grupo Unidas Pela Vida e garantiram participar do programa de doação de cabelos para a confecção de perucas realizado semanalmente do Espaço Rosa, unidade instalada na Praça do Zé Garoto, em São Gonçalo, e voltado à saúde da mulher.