Os cuidados necessários para uma velhice com qualidade

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na velhice, a alta prevalência de doenças crônicas degenerativas determina limitações físicas, perdas cognitivas, sintomas depressivos, declínio sensorial, acidentes e isolamento social. Ainda como preocupação do aumento da população idosa é o surgimento do IDOSO DE RISCO, que necessita de assistência familiar, sistema de saúde adequado e recursos comunitários.

A necessidade de capacitação de profissionais para o atendimento ao idoso, vem crescendo no mundo e também no Brasil, porque a avaliação geriátrica tem que ser funcional, multidimensional e multiprofissional para atingir as propostas de diagnóstico precoce e condutas terapêuticas adequadas.

Mais importante que a idade, é a capacidade funcional, para que os idosos sejam classificados em independentes, semi dependentes e dependentes.

A avaliação funcional pode ser indireta por relatos do paciente, do acompanhante, pela avaliação clínica e o diagnóstico funcional. Ainda pode ser avaliação instrumental com a utilização de testes psicométricos, questionários psicossociais e escalas de atividade de vida e atividades instrumentais.

Para que ocorra avanço na atenção ao idoso, temos que considerar que ele não é objeto das nossas intervenções e sim sujeitos onde eles devem ter participação nas propostas que forem oferecidas. Por isso, há necessidade que nos Serviços, que se propõem a atender ao idoso, as relações humanas nestes serviços tem que ser interpessoal, interprofissional, interinstitucional e na relação profissional X idoso.

Os serviços tem usado com melhores resultados, os modelos interativos.

Os desafios são muitos: Globais, nacionais e locais, devido a carga dupla de doenças, maior risco de deficiência, aumento de cuidados para a população em envelhecimento, ética e iniquidades e a economia da população que está envelhecendo.

Como propostas para solução, temos necessidade da construção consensual, preocupação com todas as regiões do território nacional, sendo importante que as ações sejam implementadas e que a hora de AGIR é AGORA, pelo Poder Público e o comprometimento de toda sociedade.

O processo de envelhecimento deve ser integrado por fatores biológicos psicológicos sociais ambientais.

O processo de envelhecimento unilateral perde a grande magnitude que é uma conquista da humanidade.

A busca do grande objetivo é sobrevida maior - com qualidade de vida melhor.

Alonso Fernandez que diz: "Uma vida adequadamente vivida constitui, pelo contrário, um magnífico escudo com os riscos psicológicos que a velhice comporta. A continuidade das conexões próprias da vida não se rompem na senectude.