Obras do Instituto Estadual do Cérebro são retomadas

Unidade hospitalar ganhará novos 59 leitos - Foto: Maurício Bazílio/ Divulgação

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Governo do Estado, por meio das secretarias de Infraestrutura e Obras e de Saúde, anunciou, nesta terça-feira (26), a retomada das obras da expansão do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), no Centro do Rio. As intervenções, que estão em fase de finalização, em cerca de 80%, contemplam 59 novos leitos, sendo 39 de internação para adultos, 10 para internação pediátrica e 10 leitos de CTI (7 adultos e 3 pediátricos). O projeto prevê ainda áreas para fisioterapia especializada, pesquisas, nova recepção, além de brinquedoteca e sala dos pais. Ao todo, o hospital passará a ter 105 leitos, uma vez que 46 unidades já estão funcionando.

"O IEC é uma unidade de referência em todo o estado e estamos trabalhando para que se destaque cada vez mais. Os novos leitos e alas reforçam nosso compromisso de entregar à população serviços que façam a diferença e melhores condições de internação e tratamento, de forma humanizada, para favorecer uma recuperação mais rápida dos pacientes", declarou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.

Para a conclusão das intervenções, paradas desde dezembro de 2018, o Estado está destinando R$ 8 milhões em acabamentos e mobiliário, totalizando R$ 40 milhões de investimento. A previsão é de que a nova ala do hospital esteja pronta no primeiro semestre de 2020.

O anúncio foi feito durante visita ao hospital pelos secretários de Saúde, Edmar Santos; e de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro, além do presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado (EMOP), responsável pelas intervenções, Marco de Oliveira.

"Muito feliz de poder dar uma notícia muito positiva para a população. É uma obra que permite mais eficiência para o tratamento e dignidade ao paciente", afirma Bruno Kazuhiro.