Alerta para a Febre Amarela

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Ministério da Saúde divulgou um alerta de que ao menos 38 macacos morreram por febre amarela de julho de 2019 a 8 de janeiro de 2020. Além disso, mais de mil mortes suspeitas de primatas foram investigadas. O maior número de mortes ocorreram nas regiões Sul e Sudeste, o que causa preocupação aos moradores do estado, pois a morte dos animais é um sinal de alerta de que a doença pode voltar a afetar essas regiões.

Segundo o Ministério da Saúde, o vírus da febre amarela se mantém naturalmente em um ciclo silvestre de transmissão, que envolve macacos e mosquitos silvestres. A pasta realiza um monitoramento para antecipar a ocorrência da doença e, dessa forma, intervir para evitar casos humanos, por meio de vacinação.

O público-alvo para vacinação são pessoas a partir de nove meses de vida e 59 anos de idade que não tenham comprovação de vacinação. Em 2020, as crianças passaram a ter um reforço aos quatro anos de idade.

Para este ano, a pasta já adquiriu 71 milhões de doses da vacina, o suficiente para atender o país por mais de três anos.

No Rio de Janeiro, a vacina é oferecida pelos municípios, através das unidades municipais de saúde, como Postos de Saúde, Centros Municipais de Saúde e Policlínicas.