Como evitar dores na coluna na quarentena

O hábito de ficar com a cabeça baixa pode provocar dores cervicais e lesões mais sérias, como a hérnia de disco, que é a compressão de nervos - Foto: Pixabay

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Sabemos da importância de ficar em casa neste momento e o quanto é importante nos mantermos tranquilos para que esta grande onda passe e possamos voltar a dar nossos "mergulhos" entre amigos, namorados, trabalhos...

Mas como fica o corpo quando não temos mais a rotina de exercícios nem fazemos os movimentos diários que costumamos fazer para ir às compras, ao banco, à casa de alguém, ao trabalho e a tantas outras atividades que fazemos sem ao menos prestar atenção?

O problema é que estamos, na maior parte do tempo, muito mais sentados do que de costume: assistindo filmes, lendo, trabalhando no computador ou exercendo atividades totalmente diferentes das que estamos acostumados na nossa rotina. Essa mudança exige atenção para alguns importantes detalhes.

Que tal usar alguns artifícios que protegem a coluna para que as atividades (ou "inatividades") que fazemos dentro de casa não se transformem em dor?

1. Espreguiçar é muito

importante!

Ao acordar, espreguice! Já que você não precisa sair correndo para trabalho ou para os estudos, que tal incluir na sua rotina uma boa espreguiçada como um hábito de higiene para nosso sistema musculoesquelético.

Quando espreguiçamos, equilibramos os excessos e faltas de tensão do nosso corpo igualando o tônus, que é a tensão natural dos músculos, necessária para iniciar um movimento. Se não houver tônus, nossos músculos não se contraem; se houver em excesso, podem sofrer contraturas; se houver pouco, perdem eficiência e não dão segurança aos nossos movimentos.

2. Evite ficar de cabeça baixa

Muitos de nós estamos com mais tempo ocioso do que de costume, o que nos faz passar mais tempo usando o celular, o computador ou lendo um livro. O hábito de ficar com a cabeça baixa pode provocar dores cervicais e lesões mais sérias, como a hérnia de disco, que é a compressão de nervos causada pelo extravasamento do núcleo gelatinoso que temos nas vértebras, os ossos da coluna.

Para você ter uma ideia, a cabeça, que pesa cerca de 6 kg, pode chegar a pesar 27kg quando olhamos para baixo! Pobre pescoço... Foi construído para segurar 6 kg e colocam 27 kg! Isso com certeza não vai dar certo.

Para evitar problemas devemos elevar o celular, o livro, o monitor do computador ou o que estivermos usando, à altura dos olhos. Mantenha a cabeça erguida! Evite a sobrecarga de peso no pescoço (coluna cervical).

3. Cuide-se ao sentar

A posição sentada é a de maior carga para a coluna lombar. É como se transferíssemos para a bacia o peso que distribuímos para os pés, que foram feitos especialmente para nos sustentar. Para diminuir esta carga não devemos ficar mais do que 40 minutos sentados sem levantar. Configure o seu alarme para tocar neste intervalo de tempo e fique em pé por pelo menos 5 minutos.

Não deixe o copo d'água ao seu lado. Levante, vá até a cozinha pegar sua água fresquinha e aproveite para espreguiçar: quando ficamos muito tempo sentados os músculos também precisam de tônus. O bocejo é uma oportunidade de espreguiçar os músculos da face e do pescoço.

Caso precise manter-se sentado durante um longo período, utilize uma toalha de banho pequena enrolada como uma rosca e sente-se sobre ela sem encostar o cóccix no assento. Isto vai ajudar a reduzir a compressão da coluna lombar, evitando dores e problemas mais sérios.

4. Observe a postura da

coluna dorsal

A coluna dorsal, que apoia os braços em seus movimentos, é sacrificada nas muitas vezes em que a deixamos arredondada, sem nos dar conta que esta posição aumenta gravemente a carga sobre esta região, causando dor.

Para manter a coluna dorsal saudável ao sentar-se, apoie-se sobre os ísquios. Quando ficamos em pé devemos manter os pés próximos e não projetar a bacia para frente, o que é comum quando lavamos a louça. Se a posição dos pés no chão for observada, provavelmente você vai utilizar seus músculos da melhor maneira possível.

Espero que com essas dicas você tenha uma quarentena com qualidade de vida e sem dores! n