28
Qua, Out

Faetec prorroga prazos para inscrições em cursos de qualificação

Candidatos poderão se cadastrar até o dia 11 de maio - Foto: Divulgação

Educação
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Os interessados em participar dos cursos de qualificação profissional da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), terão mais tempo para realizar as suas inscrições. Os candidatos poderão se cadastrar até o dia 11 de maio, por meio do site faetec.rj.gov.br. Serão oferecidas 1.420 vagas em 33 cursos profissionalizantes gratuitos. O prazo das inscrições foi estendido devido ao anúncio da prorrogação do Decreto do Governo do Estado, no combate a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

– O decreto do governador Wilson Witzel, que aponta novas medidas temporárias de prevenção e enfrentamento ao Covid-19, foi prorrogado até o final de abril. Achamos justo darmos mais tempo de inscrição aos interessados nos cursos profissionalizantes da Faetec. No cenário que o nosso estado se encontra, ter pessoas qualificadas para ajudar o mercado a voltar a se estabilizar nos próximos meses será fundamental para a economia – pontuou o presidente da Faetec, Romulo Massacesi. 

Para o melhor aproveitamento das vagas, cada candidato só poderá efetuar uma inscrição para o curso de Qualificação Profissional. As oportunidades são para quem possui formação mínima de Ensino Fundamental I Incompleto. O aluno irá receber um auxílio para os custos com passagem e lanche. 

– Temos que aproveitar esse momento de isolamento para colocarmos em prática velhos sonhos adiados. A qualificação profissional, passado esse momento de pandemia, pode ser primordial para conseguir uma colocação no mercado de trabalho. Não percam essa oportunidade e inscrevam-se – pontuou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues. 

Serão oferecidos 33 cursos profissionalizantes, entre eles, de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; Instalador Reparador de Redes de Computadores; Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem; Encanador Instalador Predial; Pedreiro de Alvenaria; Operador de Editoração Eletrônica; Mecânico de Motores a Diesel; Costureiro de Máquina Reta e Overloque; Carpinteiro de Estruturas de Telhado; Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga; Soldador de Estruturas e Tubulações em Aço Carbono no Processo Tig; Soldador Oxiacetilênico; Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial; Operador de Fresadora com Comando Numérico Computadorizado; Eletricista de Automóveis; Confeiteiro; Pintor de Automóveis, entre outros. Os cursos variam de dois a dez meses de duração. A lista completa dos cursos está disponível no edital da seleção, no site da Faetec. 

O candidato poderá escolher a unidade da Rede Faetec mais próxima de casa. As vagas são oferecidas para diversas regiões do Estado do Rio, como os municípios de Angra dos Reis; Mangaratiba; Rio Claro; Barra do Piraí; Piraí; Pinheiral; Valença; Rio das Flores; Mendes; Belford Roxo; Duque de Caxias; Japeri; Magé; Nova Iguaçu; Queimados; São Gonçalo; Rio de Janeiro; Seropédica; Araruama; Armação de Búzios; Silva Jardim; Bom Jardim; Campos dos Goytacazes; Laje do Muriaé; Miracema; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá.

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.