Enem 2021 tem menor número de inscritos desde 2007

Segundo previsões esse número pode cair ainda mais após segunda (19), data máxima para pagamento da taxa de inscrição - Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Educação
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Conforme informações repassadas nesta quinta (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 teve 4.004.764 pessoas inscritas. É o menor número desde o Enem de 2007, onde 3,57 milhões de participantes se inscreveram, e também é o menor desde que a prova adotou o formato atual, em 2009.

Segundo previsões esse número pode cair ainda mais, após segunda (19), o dia máximo de pagamento da taxa de inscrição, que este ano custa R$ 85. Sem essa validação, a inscrição não é concluída.

Neste ano, diferentemente da edição anterior do Enem, as versões impressa e digital serão aplicadas nas mesmas datas (21 e 28 de novembro) e terão perguntas iguais. O Enem digital será exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021.

Dos inscritos, 3.903.664 deverão fazer a versão impressa. A versão digital teve as 101.100 vagas ofertadas preenchidas. Será obrigatório que os candidatos usem máscara durante a prova para reduzir o risco de contaminação por Covid-19.

No edital, também há a determinação para o uso de álcool em gel na higienização das mãos. De acordo com o edital do Exame, não seguir os protocolos de prevenção à Covid-19 é considerado critério de eliminação.