Universidade: Educação lança programa para expandir ensino a distância

Dentre os objetivos do Reuni Digital, está a ampliação do acesso e a permanência dos estudantes no ensino superior público - Foto: Divulgação

Educação
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Ministério da Educação (MEC) lança, nesta segunda-feira (20), o Programa para Expansão da EaD nas Universidades Públicas Federais – Reuni Digital. Durante a cerimônia de lançamento, que acontecerá na sede do MEC, em Brasília, além do projeto-piloto do programa, serão apresentados uma coletânea de estudos que foram desenvolvidos ao longo de dois anos pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) e o portal do Reuni Digital.

O objetivo do projeto-piloto é realizar um esforço temporário para testar e avaliar a oferta de cursos de Ensino a Distância (EaD) na educação superior pública brasileira. Os cursos virtuais serão ofertados no âmbito das universidades federais em diferentes regiões do país. A perspectiva do MEC é de aumento no número de vagas nas instituições de ensino superior: 5.020 novas matrículas por ano.

O programa visa, ainda, ampliar o acesso e a permanência dos estudantes na educação superior pública, por meio da educação a distância, e assegurar a qualidade da oferta. Além disso, pretende ofertar o fomento da oferta de educação superior pública e gratuita através da educação a distância; a oportunidade de ampliação da participação proporcional de grupos historicamente desfavorecidos na educação superior; a consolidação e ampliação de novos programas e ações de incentivo e mobilidade estudantil; a institucionalização dos programas de educação a distância; e, a capacitação de professores, técnicos de informática e técnicos administrativos para atuar com educação a distância.

A educação, por meios digitais, tem se revelado promissora por inovar e revolucionar as abordagens de aprendizado e, mais que isso, tem sido utilizada de maneira eficaz para promover a qualidade do ensino e a equidade educacional. Pensando nisso, a Secretaria de Educação Superior do MEC tem buscado avançar no diálogo e em ações que tem como eixo central a expansão da educação superior no Brasil, por meio das tecnologias da informação e comunicação.

O projeto já consolidou o ‘Diagnóstico da EaD no Brasil’, com foco no cenário atual da EaD no país; o ‘Benchmarking Internacional’, a fim de revelar as políticas, estratégias e ferramentas em EaD de alguns países, de modo a contribuir para orientação de futuras práticas no plano de expansão brasileiro; a ‘Análise dos Desafios para a Expansão da EaD’ no Brasil; o ‘Plano de Expansão das EaD’ para estabelecer os objetivos, metas e ações articuladas visando a consolidação da proposta de expansão; e o ‘Monitoramento do Plano’ um documento voltado ao acompanhamento dos desdobramentos e avaliação dos resultados do Reuni Digital.